Greve de Bancários causa Transtornos a População Patoense

Greve de Bancários causa Transtornos a População Patoense

Caixas eletrônicos inoperantes no Banco do Brasil S/A | Jakson Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos bancários causa a indignação da população de São João dos Patos. A maioria das reclamações é sobre serviços que não estão sendo realizados na agência do Banco do Brasil.

A paralisação traz transtornos para as pessoas que desejam usar os caixas eletrônicos e não conseguem porque as máquinas não estão disponíveis para nenhuma operação. Desse jeito fica muito difícil inclusive buscar outras alternativas. Enquanto isso, o movimento na lotérica só cresce, aumentando também a sensação de insegurança, já que a mesma é um o local mais procurado para realizar pagamento de contas e saques.

A greve dos bancários não está respeitando os 30% de atendimento, garantidos por lei. Desde terça-feira, os caixas eletrônicos não funcionam e nem há perspectivas para que venha a funcionar, quem tem obrigações a cumprir, contas a pagar, depósitos a realizar, entre outras coisas, se ver de mãos atadas e reféns desta greve, que é um direito dos bancários, e com total justiça lutam por seus direitos, mas que prejudicam quem nada tem haver com isso e com este ato ao invés de ter a população como aliada, acabam fazendo-a de oposição ao movimento.

Ainda que a Constituição Federal de 1988 defina em seu Art. 9º que é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender, e, ainda que esse dispositivo constitucional tenha sido devidamente regulamentado pela Lei 7.783, de 28 de junho 1989, algumas greves são profundamente prejudiciais à sociedade. É o que acontece neste momento com a greve dos bancários, que têm atrapalhado a vida de milhares de pessoas em nosso município a partir do momento em que o disposto da pela Lei 7.783/89, que trata define as atividades essenciais e regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, acaba sendo ignorado tanto pelos grevistas quanto pelos empregadores.

Lei 7.783/89 - Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

O que está ocorrendo em São João dos Patos hoje é uma total falta de respeito ao cidadão, aposentados, servidores públicos, correntistas, estão sendo lesados, haja vista que têm dinheiro nos Bancos e não podem sacá-los, tendo que comprar fiado, tendo que se submeter à boa vontade do comerciante e até aos juros muitas vezes impostos nas vendas a prazo.

Cabe ao cidadão procurar seus direitos na justiça, haja vista que é obrigação dos bancários manterem 30% dos serviços essenciais como, por exemplo, depósitos, transferências e saques, serviços que dependem de análise de crédito, compensação de dinheiro, cheques, documentos e títulos. Deveriam ao menos disponibilizar os caixas eletrônicos, já que neste a população de menor renda efetua a maioria de suas transações.

Da forma como os bancários dirigem a greve, quem acaba ?pagando a conta? é o cidadão, que precisam dos serviços bancários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES