Incêndio em equipamento pode ter causado apagão no Nordeste

Incêndio em equipamento pode ter causado apagão no Nordeste

Nordeste a luz de velas | eucurtorecife.com.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) foi causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste.", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao "Bom Dia Brasil".

O apagão teve início por volta das 23h20 em diversas cidades de vários estados ficaram às escuras. Em Maceió, a maior parte dos bairros teve sua distribuição normalizada por volta das 3h. Em algumas localidades, no entanto, a falta de energia continua.

Nas ruas da capital, a sinalização está deficiente. Alguns semáforos estão apagados e outros em alerta, confundindo os motoristas.

O apagão foi confirmado em Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Tocantins e no Distrito Federal.

A assessoria da Eletrobrás/AL explicou que não possui informações concretas a respeito do fato, mas adianta que o problema não é na distribuidora de Alagoas e não há previsão para que o serviço seja restabelecido.

Segundo informações extra-oficiais, o problema teria começado na Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, ou no sistema interligado nacional, do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS).

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES