Por que São João dos Patos não recebeu a agência do INSS?

Por que São João dos Patos não recebeu a agência do INSS?

Colinas e São João dos Patos, não ganharam agêcia do INSS. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em março de 2009, o então Ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, lançou o chamado o plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, em tal plano estipulava-se um aumento das agências do INSS até então presentes em 950 cidades para 1.670 cidades, sendo estas cidades com mais de 20 mil habitantes. Tal plano foi direcionado a vários prefeitos do Brasil, que tivessem o mandato de 2009 a 2012, nele havia às informações e critérios necessários para que a cidade beneficiada pudesse ter a sua agência do INSS instalada.

O plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, também possuía uma lista com os 720 municípios contemplados e selecionados pela Previdência Social, distribuídos em todas as Unidades da Federação, sendo 67 municípios do nosso estado, destes 04 eram do Médio Sertão Maranhense: Buriti Bravo, Colinas,São Domingos do Maranhão e São João dos Patos.

Para instalação da agencia do INSS, o prefeito da cidade teria que doar um terreno atendendo os seguintes requisitos: área mínima de 1.000 metros quadrados; terreno de superfície plana e de localização central com fácil acesso a população. Doado o terreno, se realizaria a vistoria no mesmo e atendidos os critérios, o prefeito encaminharia para a câmara municipal projeto de lei de doação de terreno e pronto. O plano vinha até com modelos Minuta de doação e o projeto previa uma agência com 330 metros quadrados de área construída, a custo médio de R$ 750 mil.

Uma Agência da Previdência Social em nossa cidade, além de ser instrumento de distribuição de renda, representaria um estímulo ao crescimento econômico e à movimentação dos setores produtivos nos Municípios, em especial os pequenos negócios.

Ocorre que em 19 de outubro de 2011, o Presidente do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ? INSS, publicou o Edital nº 01, onde anunciava a realização do concurso público para provimento de cargo de PERITO MÉDICO PREVIDENCIÁRIO e TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL. Tendo três vagas para Técnico do Seguro social destinadas a cidade de Buriti Bravo e duas vagas destinadas a cidade de São Domingos do Maranhão, tendo sido realizadas as provas na data de 12/2/2012.

Para surpresa de muitos, as duas maiores cidades do Médio Sertão, Colinas e São João dos Patos, não constavam no edital. O que teria acontecido? Afinal as duas haviam sido selecionadas, então, qual o motivo de ambas não terem sido contempladas com a agência? Bom isto somente nossas autoridades poderão responder e a sociedade gostaria de entender.

Confira o plano de expansão no site: http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_090316-092117-572.pdf



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES