São João dos Patos ganhará cursos pela UFMA no 2º semestre

São João dos Patos ganhará cursos pela UFMA no 2º semestre

UFMA abre novas vagas para Educação a Distância | maranhaohoje.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO LUÍS ? A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre novas vagas para a Educação a Distância nos anos de 2013 e 2014. Para o segundo semestre de 2013 serão oferecidas 1.050 vagas e, para 2014, mais mil vagas, para as áreas de Computação, Letras Português, Matemática, Química e Teatro. Os cursos serão realizados nos municípios de Imperatriz, Fortaleza dos Nogueiras, São Luís, Caxias, Grajaú, São João dos Patos, Codó, Porto Franco, Santa Inês, Imperatriz e Humberto de Campos.

Apresentando o terceiro melhor índice de Educação a Distância do Brasil, a UFMA visa, por meio desta medida, proporcionar mais possibilidades de qualificação em nível superior aos professores da educação básica do interior do Estado. A UFMA é responsável pelos cursos que são oferecidos nos municípios, mas os gestores das cidades devem informar as áreas de interesse e oferecer uma boa estrutura para que seja possível oferecer aos alunos uma educação de qualidade. Formada a parceria entre a Universidade e os municípios, os departamentos se encarregam de selecionar os professores da própria instituição para ministrarem as aulas.

Segundo o diretor do NEaD, professor Othon Bastos Filho, o mérito recebido de ser classificado como a terceira melhor EaD pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), confirma o trabalho, esforço e avanços que tem ocorrido ao longo dos anos. ?Essa classificação representa que estamos trabalhando no caminho certo. Apresentamos um bom desempenho perante a Capes e isso nos ajudou a continuar dando qualidade ao curso e fazendo com que os recursos sejam bem empregados?.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. A UAB foi instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

O programa também fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso à educação superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

http://www.nead.ufma.br/index.php/8-noticias-principal/541-ufma-abre-novas-vagas-para-o-ensino-a-distancia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES