Sucupira do norte, terra da cana com uva

Sucupira do norte, terra da cana com uva

Cidade de Sucupira do Norte no Maranhão. | josemarcio.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sucupira do Norte foi criada através do movimento de feirantes que se instalavam sob as sombras das faveiras e sucupiras, no entrocamento das estradas que ligam as cidades de Mirador, Pastos Bons e Paraibano.

O idealizador do local para aquela feira foi João Paraibano, auxiliado pelos amigos Pedro Noé, João Brito e outros, no início dos anos 50, vindo mais tarde comerciantes fixos que transformariam a feira de Sucupira em cidade emancipada, como Hilderico Rufino Guimarães, o jovem comerciante Luiz Gonzaga Carneiro, João Queiroz e outros que aos poucos foram fazendo crescer o movimento.

Somente em 13 de janeiro de 1960, através do Decreto do governador Newton Belo, depois de uma batalha travada por Manoel da Câmara Guimarães (o Manoel Doutor), com o apoio do então Deputado Temístocles Teixeira, Sucupira foi emancipada, desligando-se definitivamente do município de Mirador, cujos comerciantes exerciam uma espécie de rivalidade contra os sucupirenses. A nova cidade de Sucupíra do Norte, teve como primeiro prefeito Hilderico Rufino Guimarães, que governou por 2 anos, oportunidade em que repassou o cargo para o comerciante Luiz Gonzaga Carneiro.

Uma das curiosidades de sucupira do Norte é a fabricação da cachaça com uva, que inclusive deu nome a uma banda de forró, muito famosa na região, a banda cana com uva, tendo ainda o povoado Feira da Várzea, que é bastante visitado em época do festejo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES