TAC prevê construção de nova unidade prisional no município de Timon.

TAC prevê construção de nova unidade prisional no município de Timon.

Autoridades assinam TAC para construção de um novo presídio em Timon | Arquivo Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na última sexta-feira, 18, prevê a reforma do Presídio Jorge Vieira e a construção de uma nova unidade prisional, destinada exclusivamente aos presos provisórios, no município de Timon. O acordo foi firmado entre o Ministério Público do Maranhão, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária do Estado do Maranhão.

As cláusulas do TAC preveem a reforma do Presídio Jorge Vieira até dezembro de 2013, com a realização de melhorias na ventilação, higiene e salubridade do prédio. Estão previstas, ainda, ações na recepção e área de permanência dos familiares dos presos. Também deverá ser iniciado o oferecimento de atendimento odontológico aos detentos em, no máximo, três meses.

A nova unidade prisional, com capacidade para 129 presos, deverá ter suas obras iniciadas em até oito meses a partir da assinatura do termo. O prazo máximo para a conclusão das obras é de 16 meses, salvo por motivo de força maior devidamente justificado e comprovado.

O Termo de Ajustamento de Conduta suspende, até o final do prazo para o seu cumprimento, o trâmite de uma Ação Civil Pública proposta pela promotora de justiça Elda Maria Alves Moureira, titular da 4ª Promotoria Cível de Timon. O cumprimento do acordo será fiscalizado pelo MPMA e pela Defensoria Pública. O juiz dos Feitos da Fazenda Pública de Timon, Simeão Pereira e Silva, também prestigiou o ato de assinatura do TAC.

Assinaram o TAC o promotor de justiça Eduardo Borges Oliveira, titular da 1ª Promotoria Especializada de Timon, a secretária de Estado de Justiça e Administração Penitenciária em exercício, Leopoldina Amélia Barros, e o defensor público Bruno Dixon de Almeida Maciel, do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública. Fonte: Blog Ademar Sousa (www.tribunadomaranhao.com.br).

(Com informações de Rodrigo Freitas, da CCOM/MPMA)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES