Estudantes do IFMA premiados pela Águas de Timon criam iniciativa sustentável

A iniciativa foi a vencedora do Projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Timon com o objetivo de estimular a inovação voltada para a sustentabilidade

Estudantes do IFMA premiados pela Águas de Timon criam iniciativa sustentável | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o intuito de manter o rio Parnaíba mais limpo e para evitar os alagamentos em função de descarte irregular de resíduos, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Igor Emanuel Soares e Dheysiana Hadasia, trabalharam na realização do projeto Barreira Ecológica Sustentável (BES). A partir da utilização de garrafas pets, abraçadeiras, tela para filtragem de resíduos e barbante, os alunos criaram um equipamento com suporte eficiente para a captação de resíduos sólidos em galerias.

A iniciativa foi a vencedora do Projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Timon com o objetivo de estimular a inovação voltada para a sustentabilidade. “Os alunos inovaram ao utilizar materiais recicláveis, simples e de baixo custo para a composição da barreira, desenvolvendo um equipamento que pode contribuir na manutenção dos rios limpos, preservando a biodiversidade”, destaca o coordenador Comercial da Águas de Timon e tutor do projeto, Lucas Marques.

Os rios sem o acúmulo de lixo e preservados melhoram a saúde das comunidades, além de influenciar no turismo sustentável da cidade de Timon, conhecida pela diversidade de balneários. “Conhecemos a realidade de Timon e ficamos envolvidos em encontrar soluções que ajudassem nas questões que envolvessem o saneamento básico. Então, o projeto BES é uma iniciativa de baixo custo que vai influenciar na preservação ambiental”, explica Igor Emanoel Soares, estudante do IFMA.

O Projeto Pioneiros acontece há cinco anos em Timon, com o apoio da Aegea, holding da qual a Águas de Timon faz parte. Nesta edição, contou com a participação de 15 jovens timonenses de escolas públicas, que ao longo de 4 meses vivenciaram uma imersão na concessionária, conhecendo todas as áreas e fazendo visitas técnicas aos equipamentos operacionais da empresa.

Além da imersão no dia a dia da concessionária, os estudantes receberam a tutoria de colaboradores da empresa e foram desafiados a criar uma solução inovadora que envolvesse saneamento e sustentabilidade, a fim de resolver um problema dentro de sua comunidade. Os jovens vencedores do projeto na Águas de Timon participarão em fevereiro deste ano da etapa nacional do Projeto Pioneiros, em evento organizado pela Aegea, na cidade de São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES