Teatro João do Vale é reaberto após ampla reforma em São Luís

O músico Vicente Melo deu vida ao evento, interpretando as grandes canções de João do Vale

Avalie a matéria:
Teatro João do Vale é reaberto em Sâo Luís | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cantor e compositor maranhense João do Vale foi homenageado em live que marcou a reabertura do teatro que leva seu nome. Transmitido neste domingo (30), às 17h, pelas redes sociais do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o evento foi conduzido pelo ator Vicente Mello, que interpretou musical de sucesso em alusão ao artista maranhense. 

Destacando a reinauguração do teatro, o governador Flávio Dino ressaltou que o político humanista deve valorizar todas as formas de cultura, mediante investimentos e políticas públicas. “Investimos fortemente nas políticas culturais e a reinauguração do Teatro João do Vale é uma prova desses esforços continuados, realizados em vários planos e com várias ações, atendendo a diversas regiões do Maranhão. O teatro é entregue ao mundo cultural e à comunidade de todo Maranhão”, pontuou o governador.

Teatro João do Vale é reaberto em Sâo Luís

O músico Vicente Melo deu vida ao evento, interpretando as grandes canções de João do Vale. Mello é conhecido por ter atuado no musical ‘João do Vale, O Gênio Improvável’, onde conta e canta a vida do maranhense. A cantora Millena Mendonça também participou do evento. A live é a primeira de várias agendas do novo teatro. As programações para este semestre incluem exposição sobre a história do espaço e sobre João do Vale, palestras, solenidades, seminários, além de lives para produções contempladas pela Lei Aldir Blanc.

Teatro João do Vale é reaberto em Sâo Luís

O Teatro João do Vale recebeu modernização em toda a estrutura, ganhando conforto, espaços readequados, vestiários, melhorias nos camarins, nova iluminação, revestimento acústico, novas cortinas e carpetes, além de sistema de acessibilidade e de combate a incêndios. A ampla reforma é fruto de ação conjunta Governo do Estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

João Batista do Vale nasceu em 11 de outubro de 1934, em Pedreiras, e faleceu em 6 de dezembro de 1996, em São Luís. De origem humilde, se mudou para a capital aos 13 anos e estreou como cantor em 1964. É autor de hinos do cancioneiro popular como ‘Carcará’, ‘Pisa na Fulô’ e ‘A Voz do Povo’. Sua trajetória destaca o Maranhão no cenário nacional e vem sendo lembrada por grandes intérpretes da música brasileira.

Teatro João do Vale é reaberto em Sâo Luís

Sobre o teatro

O Teatro João do Vale foi fundado em 18 de dezembro de 2001 e após passar por reforma, ao ser inaugurado, ganhou o novo nome em homenagem ao mestre maranhense nascido no município de Pedreiras. Originalmente, foi construído em 1950 como galpão para servir de depósito de açúcar. Após ser adquirido pelo Estado, o prédio foi adaptado aos moldes arquitetônicos do conjunto de sobrados e casarões presentes na Praia Grande, passando a funcionar como teatro somente na década de 80.

Antes de abrigar o Teatro João do Vale, o casarão foi sede do Teatro Canarinho – assim chamado pelas cores da fachada, pintada de amarelo – além de ter abrigado o laboratório para o Curso de Formação de Atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem). O teatro é um dos principais espaços culturais do Centro Histórico de São Luís sendo administrado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secma.

Teatro João do Vale é reaberto em Sâo Luís



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES