TRT-16 empossa seus novos dirigentes para o Biênio 2024-2025

Solenidade de posse ocorreu no plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

Novos dirigentes do TRT-16 para o biênio 2024-2025 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite da última quarta-feira, 13, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16) realizou a solenidade de posse dos novos dirigentes para o Biênio 2024/2025. A sessão solene ocorreu no plenário do Tribunal onde tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor, respectivamente, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e o desembargador Francisco José de Carvalho Neto. A cerimônia foi bastante prestigiada por diversas autoridades públicas.

Também tomaram posse os desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior para o cargo de ouvidor, e Solange Cristina Passos de Castro no cargo de diretora da Escola Judicial (Ejud16). O desembargador Carvalho Neto, ainda na presidência do Tribunal, destacou a sua imensa alegria pelos resultados obtidos durante a sua gestão, Biênio 2022/2023, como a inauguração do Salão Nobre, a inclusão da galeria de presidentes naquele imponente espaço, a instauração do sistema de energia sustentável fotovoltaica, energia solar, a valorização da participação feminina nos cargos de gestão, e a conquista inédita do selo ouro no prêmio de qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por dois anos consecutivos, fato inédito na Corte, bem como outras implementações ao longo de sua gestão, catalogadas no Extrato de Gestão 2022/2023 a ser divulgado para conhecimento da sociedade.

O desembargador Carvalho Neto também ressaltou a sua alegria e encantamento pelo poder ímpar da força feminina, representado, neste importante momento nacional, pela imagem da presidente eleita, desembargadora Márcia Andrea: “A nova comandante da Corte é iniciadora de uma nova era. Disso eu não tenho a menor dúvida. A sua grandeza é notada pela sua juventude e entusiasmo, dando-se força e beleza que somente a mulher possui, a dádiva divina feminina. A desembargadora Márcia Andrea é uma legítima representante do equilíbrio, da justiça e da harmonia. Receba minhas mãos estendidas para ajudá-la no que for preciso e possível”, disse.

Em seguida, o desembargador Carvalho Neto deu posse à desembargadora Márcia Andrea no cargo de presidente do Tribunal. A desembargadora, por sua vez, empossou o desembargador Carvalho Neto no cargo de vice-presidente e corregedor do TRT-16. Assim como também deu posse à desembargadora Solange Castro no cargo de diretora da Escola Judicial, e ao desembargador Luiz Cosmo no cargo de ouvidor.

A presidente empossada, desembargadora Márcia Andrea, foi acompanhada à cadeira de presidente na mesa de honra do pleno pelo desembargador José Evandro de Sousa, decano do Tribunal.

Após assumir o cargo, a desembargadora presidente cumprimentou a todas as autoridades presentes, e destacou em seu discurso: “Neste dia, reflito sobre o caminho desafiador que trilhei para chegar até aqui. Não há personalização de poder. Há, sim, o escopo de dedicação integral a esta Corte, irmanada a todos para realizar o que possa ser feito de melhor no biênio 2024/2025”.

A desembargadora Márcia Andrea também destacou que “o espírito que levarei comigo será o da conciliação. Tenho convicção que toda a magistratura trabalhista, incluindo todas as desembargadoras e desembargadores desta Corte, têm o mesmo sentimento. Este Tribunal é muito mais que uma instituição. É um baluarte que busca garantir que cada trabalhador seja tratado com respeito, justiça e equidade. Nossa missão é dar voz aos invisíveis e fazer do direito um instrumento de libertação. Que cada decisão e cada ato desta gestão seja um passo firme em direção a uma sociedade onde a dignidade humana seja sempre preservada e valorizada”.

Diversas autoridades marcaram presença na solenidade, cumprimentando e desejando energias positivas para a caminhada dos novos dirigentes da Justiça do Trabalho no Maranhão, tais como o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Maurício Pessoa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Kaio Saraiva; e a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), juíza Maria do Socorro Almeida.

Além da alternância dos presidentes, ao longo da solenidade, compuseram a Mesa de Honra, no plenário da Corte, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale; o procurador-geral adjunto do Estado do Maranhão, Túlio Simões, representando no ato o governador do Estado, Carlos Brandão; o prefeito de São Luís do Maranhão, doutor Eduardo Braide; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Maurício Pessoa; o presidente da OAB-MA, advogado Kaio Saraiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES