Micarina promete gerar movimentações turísticas em Teresina

Os cinco primeiros meses de 2019, o número de turistas que visitaram Teresina aumentou em 55,6%, quando comparado ao mesmo período de 2018.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje (27) é o Dia Mundial do Turismo, uma importante atividade econômica que movimenta o consumo, produção de bens, serviços e gera a criação de novos empregos, trazendo  oportunidades que abrangem diversas áreas. Teresina, diferente de outras capitais do Nordeste, não fica no litoral, mas a capital se destaca com seu potencial voltado para alguns segmentos, como saúde, educação e negócios.

Nos cinco primeiros meses de 2019, o número de turistas que visitaram Teresina aumentou em 55,6%, quando comparado ao mesmo período de 2018. Levando em consideração apenas o mês de maio, a alta entre os dois anos foi de 50,2%. A constatação é da pesquisa "Teresina: Indicadores Turísticos", realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).  

O estado brasileiro que mais envia turistas é São Paulo, com a porcentagem de 27,5%, seguido do Ceará,     com 16,3%; Brasília com 12,3%; Maranhão, 10,2%; e Rio de Janeiro com 7,9%. No ramo internacional, o país que mais visita a capital do Piauí  é Portugal, com 33% dos turistas. Chile, Dinamarca, Itália e Inglaterra somam 66,7%. Os dados também mostram que 53,4% dos turistas vêm à capital motivados pelos negócios, o que impulsiona cada vez mais o status teresinense de um polo empresarial.

“A gente tem feito sistematicamente pesquisas no portão de embarque e desembarque do aeroporto de Teresina e com as informações disponibilizadas pela  Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária)", informou o Venâncio Cardoso, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

No portal de embarque, o perfil do turista que vem à capital é homem, vem durante a semana sozinho e, em sua maioria, de iniciativa privada. Ou seja, de acordo com o secretário Venâncio, reforça a ideia que é geralmente um turismo voltado aos negócios. Além disso,  o valor que se deixa em Teresina é maior que o que o teresinense gasta fora. 

“É importante destacarmos que o turista é um cidadão que se desloca, vai ter um gasto com hospedagem, alimentação e deslocamento, turismo não é só voltado à cultura, praias”, falou.

Turismo de negócios

Teresina tem se posicionado no cenário nacional e internacional participando de grandes feiras de negócios turísticos no Brasil, também fazendo networks, atraindo novos olhares. 

“A gente conseguiu viabilizar um Famtour, que é um turismo de familiarização, no qual trouxemos jornalistas e agentes de viagem para conhecer o mercado local com a missão de viabilizar pacotes de viagens”, lembra.

Materiais publicitários que divulgam o potencial turístico também foram essenciais, frisou o secretário. Como exemplo, a parceria com o Grupo Meio Norte de Comunicação possibilitou a promoção de grandes eventos que contribuem na venda da capital para outros estados.

“A gente tem focado em eventos que fomentem o turismo esportivo, valorizando os eventos culturais e que concentram os maiores números dos centros turísticos entre janeiro e julho, principalmente. Também, no meio acadêmico, com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), estamos viabilizando projetos para a melhoria dos espaços públicos, divulgando Teresina com uma perspectiva de negócios", explicou.

Micarina promete gerar movimentações turísticas 

O retorno da Micarina Meio Norte, por exemplo, vem dando o que falar não somente em Teresina, mas em diversos estados. O evento, que se consolidou na década de 1990 e início dos anos 2000, retorna este ano com vários diferenciais e promete um público gigantesco em uma das principais avenidas de Teresina, a Raul Lopes.

A folia acontece entre os dias 18 e 19 de outubro, próximo a um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina, o Mirante da Ponte Estaiada. A capital piauiense vai receber milhares de turistas para acompanhar um espetáculo que tem tudo para marcar o ano.

Muitos hotéis da capital já estão registrando grande procura para hospedagens nos dias do evento. 

“Realmente, o evento está movimentando a cidade. Temos uma boa procura, com previsão de lotação mais alta que a média normal e acredito que esteja igual nos demais hotéis de Teresina”, ressaltou o gerente do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, Maurício Ferreira de Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES