1.500 imóveis integram o patrimônio histórico de Teresina

Uma audiência realizada na Câmara Municipal discutiu o assunto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes teresinenses que estão promovendo o movimento “Viva Madalena” já podem considerar que conseguiram alcançar um de seus primeiros objetivos de luta: levantar a discussão acerca da preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade.

Nessa quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Teresina realizou uma audiência com representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI), Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI), Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a sociedade civil organizada para tratar sobre a conservação dos casarões antigos do Centro de Teresina. A reunião foi solicitada pela vereadora Teresa Britto (PV).

Entre os pontos discutidos na Câmara, vale destacar a quantidade de imóveis que integram o patrimônio histórico cultural da cidade. De acordo com Patrícia Mendes, conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e representante da Secretaria Estadual de Cultura, Teresina tem 1.500 bens inventariados, entre eles a casa que está sendo ocupada pelos estudantes da Universidade Federal do Piauí, situada na Rua Félix Pacheco, número 1799.

O problema é que mesmo que tenham o direito de proteção e conservação garantida pelo poder público, os imóveis sofrem alterações porque os proprietários não cumprem o que a legislação determina. “A fragmentação de gestão prejudica o processo. Falta execução das leis da Constituição.

Falta cada órgão se responsabilizar pelo que tem que fazer e impedir o deterioramento desses bens, notificando os responsáveis”, observa Patrícia.

A representante da Secult chama atenção para o fato de os interesses financeiros e até políticos na falta de ação dos poderes de impedirem ou prejudicarem a preservação do patrimônio. “Desde 2002, tento o tombamento do centro histórico da praça da Bandeira e nunca consegui.

Para se ter uma ideia, o documento que garante o tombamento está aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e ninguém tem coragem de assinar.

Porque a partir do momento que se fizer isso toda aquela área estará protegida e não querem isso porque é uma zona fortíssima de especulação imobiliária”, coloca.

A Prefeitura de Teresina esteve na audiência representada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação. A secretária executiva da pasta, Constance Jacob, afirma que não existe uma fiscalização específica para essas casas antigas. “Existe uma verificação que é feita em todas as ruas, inclusive nesses endereços”, explica.

A gestora acrescenta ainda que os proprietários da casa ocupada pelo movimento “Viva Madalena” foram notificados de que ali é um bem que integram o patrimônio histórico anterior à ocupação.

Como resultado da audiência pública, foi composta uma comissão que promete agir na fiscalização dos 1500 imóveis que estão catalogados no inventário municipal.

A vereadora Teresa Brito (PV) defende que o tema merece a atenção da sociedade e que não se pode deixar destruir o patrimônio da cidade.

“Estamos vendo que as casas estão sendo demolidas por interesses econômico-financeiros. Vamos fazer uma vigilância permanente”, promete a parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES