1ª. Dia do The Vejo no Centro leva diversas atrações à Praça Pedro II

Público aprovou apresentações diversas desde a dança, música, literatura, artes plásticas, teatro durante o sábado (20) no Complexo Cultural da Praça Pedro II.

| 2ª Edição do evento começou neste sábado (20). Foto: José Alves Jornal Meio Norte.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina tem lazer e diversão nas férias e a 2ª. edição do The Vejo no Centro mostrou isso neste sábado (20) de julho. Diversas atrações artísticas animaram o público que prestigiou o evento gratuito no Complexo Cultural da Praça Pedro II. Com o objetivo de movimentar o Centro no fim de semana, o projeto promove a integração social e cultural aos teresinenses, além de dar oportunidade às instituições e aos artesãos de mostrarem seus trabalhos à população.

2º The Vejo no Centro começou neste sábado (20). Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

A programação começou cedo, às 17h e seguiu até às 23h. O público foi chegando e conferindo atrações para todos os gostos. Cada espaço na P.II era mais convidativo que o outro. “Essa praça é o centro cultural da cidade. Acho essa iniciativa louvável e superbacana porque traz de volta os costumes de voltar aqui. Unir exposição, show, culinária, gente a formula é essa”, disse o jornalista Paulo Borges que trouxe toda família.

Evento reuniu famílias inteiras. Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

O projeto Dançando na Praça, que leva atividade funcional e aeróbica, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), abriu a programação. O ônibus do City Tour levou a passeio os visitantes pelos principais pontos históricos e turísticos da capital com uma parada na exposição do artista plástico Orlando Bonfim no Museu do Piauí.

A criançada aproveitou a programação com playground, animadores, oficinas e pintura de rosto tudo como uma colônia de férias. A dona de casa Mônica Freitas levou os dois filhos, o marido e os vizinhos. “Se deixar as crianças em casa eles não saem do celular. Soube da programação especial e hoje foi uma boa opção para gente sair e se divertir”, aprova ela.

Atrações teatrias empolgaram o público. Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

Apresentação do espetáculo Infantil ‘O Pequeno Príncipe’ ocorreu no Teatro 4 de Setembro. A funcionária pública Priscila Martins também trouxe as duas sobrinhas de 9 e 6 anos do município de Pedro II para prestigiar o complexo cultural.

“Vimos a peça de teatro e foi fantástica e juntamos a valorização da cultura aqui e conseguimos visitar o centro, a igreja. Estamos vendo a prefeitura, o governo se reunindo para essa valorização cultural que é fundamental para nossa cultura e que devemos mostrar para essa geração nova”, caracterizou.

No Coreto da Praça Pedro II se apresentou o grupo Samba no Coreto na noite do sábado (20) com músicas de raiz como dos sambistas Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Tim Maia. “Objetivo é esse fazer com que o povo caia no samba e interagindo com o Samba no Coreto como na primeira edição que todo mundo cantou e dançou”, expressou o vocalista do grupo Beto Santos.

Grupo  Samba no Coreto levou o melhor do samba de raíz na praça Pedro II. Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

Aproveitando diversos espaços no local, o 2º The Vejo no Centro levou apresentações diversas desde a dança, música, literatura, artes plásticas, teatro aos visitantes. O complexo também contou com praça de alimentação, diversos food trucks com o melhor da nossa gastronomia e uma feira de livros literários.

“Estamos muito feliz de participar deste grande evento que resgata nossa história neste espaço. Estivemos trazendo para as famílias o espaço Kids, o serviço de pintura de rosto para meninada, oficinas de artesanatos para as pessoas de qualquer idade, para nós é um momento de divulgar nossos serviços gratuitos”, destacou a superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira que representou o presidente Cheivan Lima.

O The Vejo no Centro incentiva negócios criativos em mostra de artesanato.  Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

O The Vejo no Centro incentiva negócios criativos e gera renda para artesãos. A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), trouxe 38 expositores, entre artesãos, empreendedores e entidades conveniadas. O presidente da Semest, Ricardo Bandeira reafirmou a parceria para outras edições.

“A parceria da Prefeitura com o GMNC trouxe um movimento grande para a praça com muita cultura, lazer, empreendedorismo e turismo e com certeza iremos continuar em outras edições porque tudo isso movimenta a cidade e gera renda para as pessoas. Para nós é importante trazer as pessoas ligadas a secretaria para vender seus projetos”, afirmou.

A maratona do humor esteve confirmada para os dois dias de evento, trouxe 20 comediantes garantindo o riso para todo mundo que assistiu as apresentações.

Dirceu Andrade levou multidão ao teatro.  Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

No sábado, no Teatro 4 de Setembro, às 20h uma fila gigantesca aguardou o show de 27 anos de carreira do humorista Dirceu Andrade que lotou a casa. “Agradecemos todos os envolvidos no evento. No meu show não pode faltar muito improviso e sempre tem texto novo, tem algo diferente”, confessou.  

O Club dos Diários, na Galeria Nonato Oliveira, também integrou a programação do evento com exposição de arte. Os aficionados por histórias em quadrinhos puderam conferir a exposição Piauí Cartoon, organizado pelo cartunista Dino Alves que foi novidade na segunda edição do The Vejo no Centro.

A exposição Piauí Cartoon foi novidade nesta 2º edição. Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

“Essa é segunda vez que participo e achei interessante exporem através da arte a questão da representação de como a mulher está se sentindo”, diz a estudante Amanda Vaz.

Também nesse mesmo espaço, aconteceu uma mostra de artesanato da Associação de Tecelões do bairro Dirceu I, que há mais de 25 anos produz tapetes, redes, mantas, jogos americanos, dentre outras peças. Salome Freitas, 61 anos, é uma delas. Artesã há 15 anos, ela utiliza material do fio do algodão para produzir exclusivamente suas peças. "Foi proveitosa expor nossos produtos no evento para que mais pessoas conheçam, temos uma história do artesão e a qualidade da tecelagem”, completa.

A banda Retro Hits fechou a programação do sábado. Foto: José Alves Jornal Meio Norte.

O palco principal, na Praça, ali instalado, recebeu grande público às 21h. A banda Retro Hits fez as pessoas se apertarem no sábado à noite com show de músicas que embalaram as décadas de 70, 80 e 90.  O turista de São Luiz no Maranhão, Laércio Gomes aprovou a festa. “Acho bacana termos iniciativas dessas que unem samba, pagode, rock, cultura. É espetacular ver essa galera aqui na praça”.

Prefeitura e Governo são grandes parceiros

O The vejo no Centro é um projeto que sem dúvida abrilhanta ainda mais a cena cultural na parte histórica do Centro de Teresina. A Prefeitura Municipal de Teresina é uma grande parceira do Grupo Meio Norte de Comunicação para a realização do evento através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES