1ª Vara Criminal de Teresina é primeira unidade criminal do TJ 100% digital

Para a realização da migração do acervo físico para o meio virtual, a equipe da CGJ divide-se em grupos de trabalho

Avalie a matéria:
1ª Vara Criminal de Teresina é primeira unidade criminal do TJ 100% digital | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 1ª Vara Criminal da comarca de Teresina é primeira unidade criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) a contar com acervo processual 100% digital. O Projeto de Digitalização da Corregedoria Geral da Justiça e a Coordenação da Distribuição do 1º grau da comarca de Teresina já estão concluindo a distribuição dos quase 1600 processos digitalizados na unidade dentro do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Os trabalhos na unidade foram iniciados no dia 27 de abril.

O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, ressaltou que a modernização do Judiciário piauiense está diretamente relacionada com o processo de digitalização dos processos físicos. “Ter um Judiciário 100% é uma meta ousada, que consta no Plano de Gestão do TJ-PI, biênio 2021/2022, mas fundamental para que nosso Tribunal atenda à demanda atual dos jurisdicionados. Com a implantação do PJe Criminal, largamos na frente e já temos a primeira unidade desta seara com seu acervo migrado do Themis para o PJe”, avaliou.

Foto: Divulgação/TJPI

Para a realização da migração do acervo físico para o meio virtual, a equipe da CGJ divide-se em grupos de trabalho, que realizam atividades como triagem, higienização e digitalização dos processos, validação, distribuição. Com a migração para o sistema PJe, realiza-se a devida intimação das partes, e encaminhamento para a tarefa correspondente.

A chefe da Distribuição de 1º Grau da comarca de Teresina, servidora Vanessa Martins Cardoso, considera exitosa a experiência da 1ª Vara Criminal da Capital. “Esse trabalho foi realizado em fase de treinamento, com todos os servidores no novo sistema Importa Web (Opala Lab), e está sendo concluído antes do programado. Apesar do novo método de trabalho, os resultados estão sendo excelentes e só foram possíveis com o empenho e dedicação de toda a equipe de servidores envolvida”, afirmou.

Foto: Divulgação/TJPI

O magistrado titular da unidade, juiz Carlos Hamilton Bezerra, ressaltou que o PJe dará ainda mais agilidade à tramitação dos feitos na Vara, proporcionando maior celeridade aos trabalhos em Secretaria e Gabinete. “Agradecemos ao empenho dos servidores da Corregedoria, da Distribuição de 1º Grau e dos serventuários de nossa unidade”, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES