10 anos de acidente da TAM: ninguém foi condenado por tragédia

Justiça julgou que não tinha provas suficientes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatos 10 anos, uma tragédia com o voo JJ3054 da companhia aérea TAM em São Paulo marcava a história da aviação nacional e deixava mortos 199 pessoas. Hoje, o sentimento de frustração segue perseguindo os familiares das vítimas, isso porque ninguém foi responsabilizado pelo acidente.

Ainda naquele ano, em 2007, a Polícia Federal chegou a abrir uma investigação formal a respeito da tragédia. mas essa operação terminou sem apontar nenhum culpado. Para os policiais, não havia como relacionar pessoas da TAM , de fora da aeronave com o acidente, apontando como uma possível causa, um erro de um dos pilotos.

Em contraponto, os procuradores responsáveis pela investigação chegaram a dizer que a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, o ex-diretor de segurança da companhia aérea Marco Aurélio Miranda e o ex-vice-presidente da companhia Alberto Fajerman tinham responsabilidade no caso.

O problema é que, nos dois julgamentos, em primeira e em segunda instância, todos os executivos indiciados foram absolvidos pela Justiça. De acordo com o que foi decidido em julgamento, não havia provas suficientes.

O caso, agora, pode parar nas instâncias superiores em Brasília.

Usando um relatório do Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os magistrados entenderam que as condições da pista ou climáticas não foram decisivas para o acidente .

Isso porque a aeronave deveria estar em ponto morto quando tocou a pista, mas estava com um dos manetes, que controlam as turbinas, em posição de aceleração. Não se sabe se o problema foi causado por um erro no sistema ou por uma falha humana.

Relembre o acidente

O avião Airbus A320 partiu da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com 187 pessoas a bordo. O destino final era o aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo. Com uma chuva no momento do pouso, que iniciou às 18h44, a aeronave começou a se aproximar da pista.

No entanto, às 18h50, o avião passou reto pela pista de Congonhas e, apesar de ser possível ouvir gritos de "vira, vira, vira agora", a aeronave não desacelerou, virou à esquerda e atinge em cheio um prédio da TAM, onde outras 12 pessoas morreram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES