Uespi opta por destinar suas vagas para o Enem

Segundo Daniel Solón, antes da decisão foi pedido para que a reunião fosse adiada para o dia 30 de março

Avalie a matéria:
Daniel Sólon | Marcos Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí irá aderir, a partir desse ano, ao Sistema Integrado de Seleção Unificado (Sisu). Com isso as vagas da instituição serão destinadas a alunos selecionados através das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. A decisão foi tomada na manhã de hoje, durante reunião do Conselho Universitário.

Segundo o presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, da Universidade Estadual do Piauí (NUCEPE), Francisco Canindé, ainda não foi decido o percentual das vagas a serem destinados aos alunos aprovados no Enem. ?Vamos marcar uma nova reunião para decidir de que forma será essa adesão, qual o percentual das vagas a ser destinado ao Enem?, disse ele ao meionorte.com hoje(29). Ele acrescentou que a proposta da reitoria da Uespi é que 100% das vagas sejam destinadas aos alunos que prestam o exame.

De acordo com Daniel Solón, antes da decisão foi pedido para que a reunião fosse adiada para o dia 30 de março, na tentativa de sanar algumas lacunas apresentadas, mas o pedido foi negado. ?Existem alguns problemas nessa decisão. Primeiro para se votar um projeto na Uespi, deve ter um processo e nesse caso não existia. Sem o processo, nós não tínhamos como analisar a proposta com antecedência, além disso, não houve discussão com a comunidade?, reclamou o representante dos professores na reunião.

No ano passado, o Conselho Universitário também se reuniu para discutir o assunto, mas mediante pressão de alunos que eram contra a adesão, a discussão foi adiada para 2012.

O representante dos alunos, José Valmir Macedo, também é contra a adesão da instituição ao Enem. ?É complicado a Uespi aderir ao exame, pois a instituição não tem condições de receber alunos de fora. Eu não sou de Teresina e tenho que me virar junto com a minha família para me manter aqui, pois a instituição não oferece residência universitária e nem restaurante universitário aos alunos que necessitam?, pontuou.

No entanto, segundo Canindé, a decisão já foi tomada e não é possível voltar atras. Com isso, todas as instituições superiores públicas do estado passam a adotar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A Universidade Federal do Piauí e o Instituto Federal do Piauí já selecionam seus alunos através do Enem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES