125 tartarugas marinhas nascem no litoral do Piauí; Fotos!

A praia do Arrombado é uma das principais áreas de desova do litoral do estado, escolhida pelas tartarugas-de-pente para confeccionar um ninho para seus filhotes

Filhotes de tartaruga-de-pente nascem no litoral do Piauí | Instituto Tartarugas do Delta
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nessa quinta-feira (3), 125 tartarugas marinhas nasceram na praia do Arrombado, em Luis Correia, litoral do Piauí. O nascimento foi acompanhado pelo Instituto Tartarugas do Delta que monitora a área escolhida pelas tartarugas-de-pente para a desova.

A trajetória dos animais rumo ao mar foi divulgado pelo próprio Instituto em seu perfil nas redes sociais.  Segundo a entidade, a praia do Arrombado é uma das principais áreas de desova do litoral do estado, sendo uma pequena extensão de praia que ainda apresenta característica de paisagem natural. 

"Durante a semana foram liberadas mais de 300 filhotes de tartarugas marinhas nessa praia. Atualmente, foram registrados 99 ninhos e temos expectativas para liberar mais de 14 mil filhotes de tartarugas marinhas nessa temporada de desova de 2022", informou a Bióloga, Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, em entrevista ao Meionorte.com.

Filhotes de tartaruga-de-pente nasceram na quinta-feira (3) | FOTO: Instituto Tartarugas do Delta

De acordo com a bióloga, o período de desova inicia, geralmente, em dezembro e encerra em junho. "No mês de agosto, nascem os últimos filhotes", acrescentou.

Indicação dos ninhos ao longo da orla da praia de Luís Correia | FOTO: Instituto Tartarugas do Delta

Trânsito de veículos na orla da praia é proibido

No período do Carnaval, quando houve um aumento de movimentação de turistas no litoral do Piauí, foi intensificada a fiscalização na orla das praias piauienses. Um dos motivos é a proteção da área para a desova das tartarugas marinhas.  Os meses de março e abril são os melhores períodos para acompanhar o nascimento.

Filhotes de tartaruga-de-pente desceram rumo ao mar | FOTO: Instituto Tartarugas do Delta


O litoral do Piauí está inserido na Área de Proteção Ambiental- APA - Delta do Parnaíba, e apresenta características ambientais favoráveis às desovas de tartarugas marinhas de espécies ameaçadas de extinção.

A equipe de fiscalização foi formada por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí – Semar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, da Companhia Independente de Policiamento Turístico - Ciptur e do Batalhão da Polícia Ambiental – BPA.

Marcas deixadas pelas tartarugas durante sua subida para confecção dos ninhos | FOTO: Instituto Tartarugas do Delta

“Geralmente na temporada de carnaval aumenta o número de visitantes e turistas no litoral piauiense e, consequentemente, aumenta nossa preocupação com a circulação de veículos nas áreas de desova. O Instituto Tartarugas do Delta desenvolve importante trabalho que auxilia na conservação das espécies realizando o monitoramento das áreas de nidificação. Nesta temporada já foram identificados 95 ninhos”, destaca a Auditora Fiscal Ambiental, Larissa Carvalho.

Filhotes de tartaruga-de-pente nasceram na quinta-feira (3) | FOTO: Instituto Tartarugas do Delta




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES