191 venezuelanos ocupam abrigos em Teresina

MP3 diz que prefeitura está sendo “anticristã”

Venezuelanos em Teresina | MP3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Saí da Venezuela porque tenho fome”, disse Rosa, uma das venezuelanas que hoje ocupa a Avenida Valter Alencar pedindo dinheiro. “Estou gostando daqui apesar do calor”, completa Carmem, parceira de Ana, que disse à reportagem que chegou ao Piauí no sábado (16). Como elas, muitas pessoas de traços indígenas e roupas coloridas têm ocupado as ruas de Teresina.

Crédito: MP3.

Ao todo, 191 venezuelanos estão em abrigos da cidade e buscam melhores condições de vida. Dos 191, 25 estão abrigados no KM, 30 na Pastoral de Rua, 30 no Mocambinho, 75 no Poty Velho e 28 no Movimento Pela Paz na Periferia - MP3.

Crédito: MP3.

A crise na Venezuela, que deixou a população em um verdadeiro colapso, castiga aquele povo que encontrou nos irmãos brasileiros um ombro amigo para recomeçar a vida. Com a esperança de dias melhores, muitos destes homens e mulheres estão na luta por emprego, moradia e qualidade de vida em um país estrangeiro.

Junior do MP3, o Movimento Pela Paz na Periferia, é uma das pessoas que têm dado suporte aos imigrantes venezuelanos. “No dia 3 de maio chegou um grupo de 52 venezuelanos da etnia warao, que viviam nas margens do Rio Orinoco. São um povo pescador. Devido a extração do Petróleo e do desmatamento, eles foram para outras regiões da Venezuela. Mas com a crise, eles começaram a entrar no Brasil pelas fronteiras. Eles começaram a vir para Roraima, Belém, São Luís, Teresina…”, conta.

Crédito: MP3.

Os venezuelanos estão em situação de vulnerabilidade e expostos a males da sociedade urbana. “Eu fico o dia todo esperando o poder público municipal e estadual para fazer a proteção dos refugiados. Ninguém apareceu. Então tive que convencê-los a sair da a sair da Praça Lindolfo Monteiro. Lá é um local perigoso, com tráfico de drogas e prostituição. Como haviam muitas crianças, não dava certo eles ficarem ali”, avalia.

No entanto, o poder público não atende as expectativas de auxílio a essas pessoas. “Abrigamos eles em um prédio e as coisas começaram a acontecer, mas estamos esperando alguns serviços, como a reforma do prédio onde eles estavam. A prefeitura passou duas semanas para fazer atendimento médico. E o grupo foi aumentando enquanto isso”, revela.

De acordo com Junior, a prefeitura está tendo um comportamento “anticristão”. “A prefeitura não tem feito o acompanhamento médico de uma parte deles. Tem idosos doentes, pessoas com problemas de saúde urgentes, além de materiais de limpeza, higiene e alimentação. Ela tem se negado a contribuir de fato e de direito. Se a população não fizer doações, eles vão embora. A prefeitura quer isso. Estão tramando para que eles não fiquem na cidade. Isso é anticristão. Eles estão criticando o MP3, a Pastoral de Rua, Cáritas porque estamos ajudando”, aponta.

Crédito: MP3.

O Ministério da Cidadania, do Governo Federal, informou à reportagem do Jornal Meio Norte que a situação de imigração em Teresina ainda é tênue comparada a outras regiões do Brasil, e que o próprio poder público deve absorver estas pessoas através do CRAS e do Sistema Único de Saúde. O Ministério tem trabalhado com o suporte na gestão do atendimento a estas pessoas, e aguarda da Prefeitura Municipal de Teresina um relatório que deve guiar este atendimento.

A Prefeitura de Teresina, por outro lado, diz que toda a assistência está sendo dada aos imigrantes dentro das possibilidades legais. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES