Tentativa de fuga de presos e assassinatos deixam 32 mortos no Pará

Na tentativa de resgate foram usados explosivos contra um dos muros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 31 pessoas foram mortas em Belém nas últimas 24 horas. Nesta terça-feira (10), ao menos 21 pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas após uma tentativa de fuga em massa de presos do CRP III (Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, localizado na região metropolitana da capital paraense.

Horas antes, na tarde de segunda (9), 11 pessoas foram assassinadas na região metropolitana de Belém, segundo a nota divulgada pela Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social). Os assassinatos de ontem foram registrados após a morte de dois policiais militares --um na noite de domingo (8) e outro na manhã de segunda.

No centro penitenciário, segundo a Secretaria, houve uma tentativa de resgate de detentos por um grupo externo "fortemente armado", que utilizou explosivos contra um dos muros da penitenciária.  A ação ocorreu por volta das 13h. Houve troca de tiros entre o grupo que efetuava a tentativa de resgate, parte dos detentos e a equipe do batalhão penitenciário.

Ainda de acordo com a Secretaria, um dos mortos é agente penitenciário. São também agentes os cinco feridos --um deles está em estado grave e deve ser submetido a cirurgia no Hospital Metropolitano, em Ananindeua,região metropolitana de Belém. Outros três feridos estão no mesmo hospital e um outro agente está em um hospital particular. O estado de saúde deles é considerado estável.

Os outros 20 são presos e integrantes do grupo de resgate. A identificação e contagem --que está sendo realizada neste momento, por volta das 20h-poderá identificar quantos eram custodiados do sistema penal e quantos pertenciam ao grupo criminoso que tentou realizar o resgate.

Durante a ação houve intensa troca de tiros entre o apoio externo que tentaram realizar o resgate, os detentos que estavam armados dentro do presídio e a equipe do Batalhão Penitenciário. Um agente do batalhão que não teve a identidade revelada morreu durante o confronto. Outros quatro agentes também ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital da região, entre eles um está em estado grave.

Armas foram encontradas com o bando que tentaram invadir: 2 fuzis, 3 pistolas e 2 revólveres 

Até o momento não foi confirmado se houve fuga de detentos durante a ação. A contagem está sendo realizada por uma equipe da Companhia de Operações Especiais da Policia Militar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES