20 toneladas de lixo são retiradas de esgoto

O lixo dificulta o escoamento do esgoto

Lixo | Efrem Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Garrafas PET, sacos plásticos, brinquedos, animais mortos, absorventes, preservativos. Esses são objetos comuns nos lixos retirados do esgoto durante uma ação de desentupimento. Além de oferecer vastas formas de contaminação por meio hídrico ou pelo contato direto com o esgoto, também causa prejuízo financeiro devido ao entupimento do esgoto, além de mau cheiro próximo às residências.

A Águas de Teresina apresentou um dado preocupante para a população teresinense. Cerca de 20 toneladas de lixo foram retiradas do esgoto durante uma ação de limpeza da Águas de Teresina. Os problemas de entupimentos são advindos de um descarte incorreto do lixo, seja no vaso sanitário, pia e até mesmo nas ruas.

Efrem Ribeiro

O gerente de Sustentabilidade da empresa, Pedro Alves, destaca os problemas que essas práticas geram. “Traz um prejuízo para a população e para quem realiza a função de desentupir os esgotos, sendo necessária a utilização dos limpa-fossas com equipamentos de sucção para que o trabalho possa ser feito”, disse o gerente. Além disso, o despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industriais, pois o lixo ocasiona o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas. 

A ação caracteriza irregularidade e pode causar extravasamentos, mau cheiro, colocar em risco a eficiência do serviço de esgotamento sanitário, além de causar prejuízos ao próprio usuário. Essa  irregularidade pode pesar no bolso das pessoas, já que a multa pode chegar a R$ 1.167,60, segundo prevê a lei complementar Nº 4.729, de 10 de junho de 2015, que não permite o despejo de águas pluviais na rede de esgotos, nem o despejo de esgotos ou de águas residuais e de lavagens nas sarjetas dos logradouros ou em galerias de águas pluviais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES