200 mulheres devem fazer exame de mamografia até sábado em Teresina

O veículo percorrerá vários municípios piauienses e iniciou os trabalhos em Teresina, onde ficará até sábado (06)

Mamografia | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os profissionais que compõem a Carreta da Mulher já deram início aos atendimentos a mulheres com mais de 40 anos, que precisam realizar exames de prevenção ao câncer.

O veículo percorrerá vários municípios piauienses e iniciou os trabalhos em Teresina, onde ficará até sábado (06). Até lá, a meta é que 200 pessoas realizem o exame de mamografia.

A auxiliar de Serviços Gerais, Maria Alzanir de Carvalho, de 43 anos, conta que fez esse exame pela primeira vez no ano passado, quando foi detectado a presença de nódulos no seio. Depois disso, ela foi instruída a realizá-lo com frequência, para acompanhamento do problema.

"É um transtorno conseguir realizar esse exame pelo SUS. Quando fiz ano passado, precisei dormir no hospital para pegar o encaminhamento. Agora, na carreta, foi bem diferente. Foi tudo rápido, fui encaminhada pelo pessoal do PSF e em pouco tempo fui atendida", disse.

Para ter acesso aos serviços, a mulher deverá ser encaminhada pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da sua cidade. Por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar até mil exames. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos. O veículo ficará em torno de umas semana em cada município.

Em Teresina, estão sendo atendidas 25 mulheres no turno da manhã e 25 no turno da tarde. Segundo a coordenadora técnica de Radiologia da Carreta da Mulher, Tais Silveira, o resultado dos exames está pronto em 72 horas e será enviado para a Fundação Maria Carvalho Santos, parceira do projeto.

"É a Fundação a responsável por entregar esses resultados aos municípios. No caso de Teresina, eles deixarão no Hospital do bairro onde a carreta ficou instalada", explicou.

A Fundação Maria Carvalho Santos, coordenadora do Outubro Rosa, entidade não governamental que congrega e auxilia mulheres vítimas do câncer de mama, é quem vai gerir os serviços que serão oferecidos pela carreta.

O cronograma de atendimentos para o mês de setembro já foi fechado. Depois de Teresina será a vez de São João do Piauí (8 a 10), Conceição do Canindé (11 a12), Floriano (15 a 19) e Parnaíba (22 a 26).

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES