2007 fecha dez anos mais quentes da história

2007 fecha dez anos mais quentes da história

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2007 foi um dos 10 mais quentes que se conhecem e fechar? a d?cada com a temperatura m?dia global na superf?cie mais alta nunca antes registrada, alertou nesta quinta-feira (13) a Organiza??o Mundial de Meteorologia (OMM).

Omar Baddour, meteorologista da organiza??o, declarou em entrevista coletiva em Genebra que esses dados s?o a constata??o que a mudan?a clim?tica "? um fato" e que seus impactos "foram amplamente provados".

A temperatura m?dia na superf?cie do planeta no ano 2007 se encontra 0,41 graus cent?grados acima da m?dia registrada durante o per?odo 1961-1990, que foi de 14 graus cent?grados.

? espera dos dados do m?s de dezembro, 2007 poderia se situar entre o quinto e o s?timo ano mais quente desde os primeiros registros de temperatura, em 1850.

Ser? em mar?o do pr?ximo ano que a OMM vai publicar os dados definitivos de 2007, assim como a temperatura m?dia da d?cada, que, por enquanto, est? nos 14,41 graus cent?grados, segundo a OMM.

De fato, "sete dos ?ltimos anos est?o entre os mais quentes da hist?ria", disse o especialista

Desde o in?cio do s?culo XX, a temperatura m?dia global subiu 0,74 graus cent?grados, mas esse crescimento n?o foi cont?nuo, j? que a tend?ncia nos ?ltimos 50 anos ? de um aumento de 0,13 graus por d?cada, praticamente o dobro que h? 100 anos, segundo a OMM.

Baddour detacou que no come?o de 2007 esteve marcado por "anomalias t?rmicas recordes por todo o mundo".

Assim, janeiro de 2007 foi o mais quente da hist?ria, com uma temperatura m?dia de 12,7 graus, frente aos 12,1 graus do per?odo 1961-1990.

Por outro lado, a Austr?lia viveu seu junho mais frio da hist?ria, com uma temperatura 1,5% inferior ao habitual.

A Am?rica do Sul sofreu entre junho e agosto um inverno extremo, com nevascas excepcionais e term?metros que atingiram 22 graus negativos na Argentina e 18 graus negativos no Chile.

Para Baddour, "os dois fatos mais evidentes que t?m uma rela??o direta com o fen?meno do aquecimento global s?o o degelo das calotas polares e a alta do n?vel do mar".

Na presente temporada de degelo do ?rtico, que terminou em setembro, a superf?cie da ?gua que se manteve congelada foi de 4,28 milh?es de quil?metros quadrados, a menor de toda a hist?ria, superando o n?mero recorde de 2005.

"Nos ?ltimos anos se estabeleceram dois recordes com muito pouca diferen?a de tempo", lamentou Baddour.

No que se refere ao n?vel do mar, ele j? est? 20 cent?metros acima dos c?lculos feitos em 1870 e calcula-se que aumenta a um ritmo anual de 3 mil?metros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES