269 pessoas concorrem aos 68 boxes de mercado público

O sorteio acontece no dia 14 deste mês, às 19 horas, no CEU

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de inscrição dos candidatos a permissionários do mercado público do residencial Jacinta Andrade, localizado na zona Norte de capital, teve sua etapa finalizada. Nessa fase, que durou quatro dias e ocorreu de forma tranquila, foi formalizado o cadastro de 269 pessoas. Destas, 68 devem receber a permissão para ocupar o referido equipamento urbano, sendo que 10% dessas vagas serão preenchidas por pessoas com deficiência, a serem sorteadas de acordo com a atividade escolhida no ato da inscrição, independente de benefício social. A Prefeitura de Teresina está coordenando todo esse processo de ocupação.

O sorteio dos boxes ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 19 horas, na quadra esportiva do Centro de Artes e Esportes e Artes Unificados (CEU) Vieira Toranga, no bairro Santa Maria da Codipi. Os candidatos inscritos devem se dirigir ao espaço portando comprovante de inscrição e carteira de identidade. No momento também sorteados nomes para compor a lista do cadastro de reserva.  

Após isso, os ocupantes selecionados devem receber uma convocação para entregar todos os documentos exigidos nas normas pré-estabelecidas do processo. Com isso, será feita uma avaliação para constatar se estão aptos a ocupar os boxes. Caso algum não esteja, a vaga deverá ser destinada àquele presente na lista de espera.

As normas de avaliação dos candidatos sorteados são: o ocupante ser mutuário e morador residindo na localidade há um ano, pelo menos; não ter vínculo empregatício (público ou privado); não ser comerciante com inscrição de CNPJ; não compartilhar e nem terceirizar os serviços dentro dos boxes; assumir a responsabilidade pela manutenção do box e cumprimento do termo de utilização do espaço; comerciante informal que trabalha em casa poderá se inscrever no processo; determinação de candidato por sorteio da atividade inscrita, tais como boxes de carnes e frios, hortifrútis, lanchonete e diversos (cereais e outras mercadorias).

Passada essa etapa de seleção, os ocupantes serão qualificados nos cursos de Higienização e Manipulação de Alimentos e Gestão de Negócios. Essa fase será executada através de uma parceria entre a Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte.

Segundo o titular da Semest, Olavo Braz, a Prefeitura de Teresina vem conduzindo esse processo do modo mais transparente possível, evitando quaisquer conflitos, já vem buscando sempre contar com a participação da comunidade a ser beneficiada com o mercado. Além disso, o Ministério Público do Estado do Piauí, que já pautou o assunto em uma audiência, também vem tomando conhecimento do andamento desse processo de ocupação.

“A Prefeitura de Teresina pretende apoiar esses permissionários também com a disponibilização de microcrédito do Banco Popular, para que possam melhor negócios. Para aqueles que desejam comprar máquinas e equipamentos, existe uma linha de crédito que financia até sete mil reais. Para quem quer empréstimo para capital de giro, existe uma linha que financia até dois mil e quinhentos reais. Esse apoio é fundamental, até porque o mercado será um local responsável por suprir a demanda daquela região e movimentar a economia local”, completa o secretário Olavo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES