3,3 milhões mudam de operadora e mantêm número

77,3% dos pedidos de portabilidade foram atendidos

Portabilidade numérica eficiência de cerca de 92% | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados divulgados hoje pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), durante todo o ano de 2009, 3,28 milhões de pessoas trocaram de operadora e mantiveram o mesmo número.

Considerando um total de 211 milhões de usuários do serviço no Brasil, as quase 3,3 milhões de migrações feitas em 2009 correspondem a 1,56% do universo de telefones do país.

Foram 4,24 milhões de pedidos, o que significa que 77,3% dos pedidos de portabilidade foram atendidos. Mas, segundo a ABR Telecom, o cálculo simples entre migrações pedidas e concluídas não representa a eficiência da portabilidade no Brasil.

De todas as transferências de operadora de telefonia feitas no ano passado, 70% foram de usuários de telefones móveis e 30% de clientes de telefones fixos.

Em dezembro, a ABR Telecom registrou o maior número de pedidos e efetivações de portabilidade numérica desde março de 2008, quando o serviço passou a existir no Brasil. Foram 465 mil pedidos de troca de operadora e 387 mil migrações.

Os número de dezembro registraram 77,1 mil transferências a mais do que em novembro. Em maio de 2009, quando o serviço de portabilidade alcançou todo o país, foram 285,5 mil trocas.

O mês de agosto foi o que mostrou o maior volume de transferência em telefonia fixa, registrando 101,8 mil migrações concluídas. Dezembro foi recorde para a telefonia móvel, com 296,2 migrações.

Eficiência

Ao longo do ano, o sistema de portabilidade numérica manteve um índice de eficiência de cerca de 92%, número que a associação celebra como um "alto padrão de performance".

Para avaliar a eficiência ao atendimento do usuário, são considerados fatores como as solicitações prontas aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme o modelo brasileiro determina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES