3 planetas seriam necessários para sustentar estilo de vida, diz BM

Os número são de fato tão alarmantes quanto absurdos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem faz o alerta é o Banco Mundial, mas basta abrir os olhos e gastar um pouquinho de reflexão para concluir o mesmo: o atual estilo de vida da humanidade em geral é simplesmente insustentável – e para um futuro próximo. Segundo o Banco, caso a população mundial chegue de fato ao número estimado de 9,6 bilhões em 2050, serão necessários o equivalente a três planetas Terra para que continuemos a consumir recursos naturais com a mesma voracidade atual.

Nosso consumo atual já é quase o dobro do que a Terra é capaz de suportar. Diante desse cenário, literalmente apocalíptico, o consumo foi incluído pelas Nações Unidas como um dos tópicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o ano de 2030. A meta número 12 dos ODS impõe como mudanças essenciais a diminuição do desperdício de alimentos, a mudança radical no que diz respeito ao uso de combustíveis fósseis, e a redução dos resíduos lançados sem qualquer tratamento no meio ambiente. Tais tarefas urgentes são desafios para todas as regiões do mundo.

Os número são de fato tão alarmantes quanto absurdos: estima-se que anualmente um terço dos alimentos produzidos sejam desperdiçados, em torno de 1,3 bilhões de toneladas e US$ 1 trilhão.

Na energia, somente um quinto do que consumimos vêm de fontes renováveis, e todo o resto é gerado via petróleo, carvão, gás natural ou urânio. Os países mais desenvolvidos do mundo gastam quase 14% de seus PIBs, em média, em subsídios para a indústria do petróleo. Enquanto isso, a geração de lixo dobrou no mundo, dos anos 1990 para cá, e 200 milhões de pessoas serão afetadas por resíduos despejados no meio ambiente nos próximos anos.

Sabemos que não existe sequer um outro planeta terra ao menos em alguns milhões de anos-luz ao nosso redor para sugarmos. Por isso, e em nome não só da sobrevivência mas de uma vida objetivamente melhor e mais saudável, é preciso que comecemos agora a cuidar do único planeta que temos – pois, quando bem cuidado, ele é espetacular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES