356 mil voltam às aulas no início do período letivo no PI

Mais de 356 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira (01) com o início do período letivo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 356 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira (01) com o início do período letivo. Destes, cinco mil vão frequentar as escolas de tempo integral, onde os alunos estudam dois turnos. De acordo com o secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros, o objetivo é em poucos anos transformar a grande maioria das escolas piauienses para esta modalidade de ensino.

?A escola de tempo integral é o sistema de ensino do futuro. É a utilizada na Finlândia e na Coreia, que são referências mundiais no ensino básico. É assim nos países desenvolvidos. No Brasil a implantação desta modalidade faz parte de um programa federal, cujo objetivo é transformar a maioria das escolas do país em tempo integral?, afirmou Antônio José Medeiros.

No Piauí, este programa foi iniciado no ano passado, com 14 unidades. Este ano serão instaladas mais quatro, incluindo o Liceu Piauiense. ?Estamos crescendo sem atropelos, para não prejudicar este projeto?, completou o secretário.

Um total de 10 municípios possuem as escolas em tempo integral. A Seduc está reformando e construindo mais de 40 escolas, que em breve estarão integrando esta modalidade de ensino.

Garantia de matrícula - O Governo garante vagas para o ensino médio em todos os municípios e, no ensino fundamental, para as cidades onde as Prefeituras não cobrem esta modalidade de ensino. Antônio José Medeiros declara que nenhum aluno poderá ficar sem matrícula. Os pais que não conseguiram escola para seus filhos devem procurar a GRE de sua região para garantir a vaga.

O início do período letivo nesta data (01) se deu por conta da contratação dos novos professores. Ao todo, são cerca de 1.590 novos docentes convocados durante este mês e que ainda estão em fase de regularização na Seduc. O salário inicial do professor 40 horas de nível médio, que corresponde a 75% do total dos docentes, é de R$ 1.250,00. O de professor iniciante com ensino superior ultrapassa R$ 1.500,00.

Universidade Aberta - Até o final do ano a Seduc pretende completar a implantação dos núcleos da Universidade Aberta em todos os municípios do Estado. Cerca de 180 unidades estão em construção. ?As que ficarem prontas até junho, nós fazemos vestibular e as aulas iniciam no segundo semestre. Em 2011 toda cidade deve ter ensino superior. Aí o filho do trabalhador rural poderá então fazer todo o estudo básico e ainda o curso superior na cidade onde mora?, concluiu Antônio José Medeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES