Ao menos 37 bocas de esgoto desembocam nos rios Poti e Parnaiba

Um dos maiores poluidores são os esgotos que são desembocados diariamente nos dois rios.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A poluição nos rios de Teresina tem crescido nos últimos anos e em consequência disso os peixes dos rios Poti e Parnaíba estão morrendo. Um dos maiores poluidores são os esgotos que são desembocados diariamente nos dois rios. Ambientalistas estimam que cerca de 37 bocas de esgotos têm como destino final os rios Parnaíba e Poti.

?Essas bocas de esgotos que desembocam nos rios de Teresina são tanto de esgotos industriais como urbanos e causam um prejuízo muito grande aos rios. Essa é uma realidade comum tanto ao Parnaíba quanto ao Poti. Mas o pior é que, além dos esgotos sanitários que são jogados diariamente, os rios recebem ainda muito lixo, como plásticos, garrafa pet, e isso causa um dano irreparável. Se não cuidarmos deles, eles não morrerão por serem perenes, mas ficarão muito doentes?, disse o ambientalista Kaio Campelo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Pescadores de Teresina, Francisco José de Aquino, nessa época do ano é comum os peixes diminuírem muito em relação aos outros períodos do ano. ?Os rios secam e os peixes somem.

Nessa época é complicado para nós que temos que sobreviver disso. O rio está muito poluído e esse é outro problema que nos prejudica durante todo o ano?, disse.

O ambientalista Dionísio Carvalho explica que os peixes somem nessa época justamente por causa da poluição. ?Já vi vários peixes mortos esses dias no rio e isso acontece porque a poluição é muito grande e, enquanto nas outras épocas do ano, o rio está mais cheio, nessa época a água fica pouca e não é suficiente para diluir toda a poluição que chega às águas. Isso reflete diretamente na morte dos peixes?, disse.

Segundo Dionísio, o prejuízo é ainda maior ao rio Parnaíba, pois ele é mais vulnerável à ação do homem. Já o Poti, de acordo com o ambientalista, consegue se recuperar mais rápido das ações que levam poluição a ele. ?Nós fizemos a análise das águas do rio Parnaíba e constamos que o rio está muito poluído com diversos tipos de substâncias como coliformes fecais, esgotos, dentre vários outros?, pontuou, acrescentando que a saída para que se mude esse tipo de comportamento que leva à degradação do rio é a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES