4,1 milhões fazem prova do Enem hoje

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com esquema de segurança reforçado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicado neste sábado (5) para mais de 4,1 milhões de inscritos em cerca de 1.800 municípios brasileiros.

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências da natureza (biologia, química e física), com 45 testes, e de ciências humanas (geografia e história), também com 45 testes. No domingo, será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. Em todo o país, as provas começarão às 13h (horário de Brasília). A recomendação é chegar com uma hora de antecedência para evitar atrasos. O estudante que mora em locais com o fuso diferente do de Brasília deve ficar atento ao horário da capital federal, que adotou o horário de verão.

A consulta também pode ser feita pelo telefone do Fala Brasil (0800 61 61 61). A ligação é gratuita.

Veja o que levar no dia das provas:

- Original do documento de identificação

- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta

- Novo cartão de confirmação de inscrição, verde. Não será aceito o cartão anterior

Quem não estiver com o cartão de inscrição poderá fazer a prova desde que vão até o local exato onde foi alocado para fazer o Enem, com um documento de identificação com foto.

A recomendação é que o candidato leve algum alimento leve e uma garrafa de água para consumir durante a prova.

Documentos de identificação aceitos:

- carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares;

- carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);

- passaporte brasileiro;

- certificado de reservista e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

A entrega das respostas do questionário socioeconômico do Enem 2009 no dia da prova é voluntária.

Vazamento

As provas do Enem, inicialmente marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, tiveram de ser remarcadas após ocorrer o vazamento dos cadernos de questões na gráfica, em São Paulo. Cinco pessoas foram indiciadas pelo ocorrido. Depois do episódio, diversas instituições desistiram de usar o resultado do Enem no seu processo seletivo, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES