44% das mortes em rodovias no PI são com motos; 62 já morreram

A imprudência dos motoqueiros e o não uso do capacete são as principais causas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na procura de uma maneira mais barata e rápida de se descolar, fugindo dos grandes congestionamentos e dos transportes públicos, muitas pessoas optam em conduzir motocicleta. Até aí tudo bem.

Mas o que vem acontecendo é que a maioria dos condutores não usa os equipamentos de segurança (capacete) e muitos outros nem sequer possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por conta disso, o número de acidentes causados por motos é bem elevado.

No Piauí, o número de acidentes envolvendo motocicletas que foram registrados este ano é de 564. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um total de 62 pessoas já perderam suas vidas em acidentes de moto em 2012 e pelo menos 44% delas morreram em acidentes de moto nas estradas federais próximas a região de Picos, principalmente na área urbana do município.

?Este ano já foram contabilizados 564 acidentes, com 574 feridos e 62 vítimas fatais. Fizemos um cálculo e obtivemos o resultado de que para cada nove acidentes de moto, existe uma vítima fatal?, coloca o inspetor da PRF, Raimundo Rameiro, ao comentar que a falta do capacete é um dos principais motivos dessas mortes.

Segundo o inspetor, a imprudência dos motoristas e pela moto ser um veículo de mais fácil mobilidade, vem aumentando o número desses transportes nas cidades e em consequência o número de acidentes.

?Na cidade de Picos, muitos condutores aceleram demais, passam o sinal vermelho, conduzem por cima das calçadas e de maneira inadequeada, por isso o município apresenta um grande número de colisão entre motos e outros veículos?, explica Rameiro.

Picos é um dos 9 municípios que possuem a municipalização do transito, mas mesmo assim as leis não são respeitadas. ?A situação dos municípios é bem complicada.

Quando a fiscalização está bem perto as pessoas não obedecem, imagine nessas cidades em que ela não existe. É preciso que os gestores criem seus órgãos de trânsito para que esse problema seja amenizado?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES