47 imigrantes morrem em barco na Costa da Tunísia

Embarcações clandestinas lotadas põem vidas em risco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Este fim de semana teve mais uma sequência de tragédias nos mares por onde navegavam embarcações clandestinas levando migrantes da África à Europa.Socorristas espanhóis salvaram 240 pessoas que tentavam completar a perigosa travessia pelo Mediterrâneo, durante a qual os relatos iniciais indicavam que uma pessoa havia morrido. Enquanto isso, na costa do Sul da Tunísia, pelo menos 47 imigrantes morreram e outros 68 foram resgatados, segundo autoridades locais.

Agentes de salvamento marítimo espanhois relataram ter visto um corpo flutuando na água logo após o resgate dos sobreviventes. Os passageiros estavam a bordo de 11 embarcações de contrabandistas, que chegaram à região entre sábado e domingo. Geralmente, os contrabandistas cobram valores abusivos para, ilegalmente e sob condições de alto risco, levar imigrantes em busca de uma vida melhor à Europa.

Enquanto isso, na madrugada de domingo, uma embarcação com migrantes a bordo foi detectada quando se encontrava "a ponto de afundar" na costa de Sfax, segundo o ministério do Interior da Tunísia. O balanço de 47 mortos e 68 feridos ainda poderia aumentar.

Não foi informada a identidade das pessoas mortas. Entre os sobreviventes, há tunisianos e sete cidadãos de Costa do Marfim, Mali, Marrocos e Camarões. Os guarda-costas e a marinha locais continuam as buscas com o apoio de um avião militar, segundo comunicado do governo tunisiano.

— Éramos cerca de 180 pessoas a bordo da embarcação que media cerca de 9 metros e onde não cabiam mais de 70 pessoas — disse um sobrevivente à rádio tunisiana Mosaico FM.

Segundo a ONU, pelo menos 660 imigrantes já morreram enquanto tentavam cruzar o Mediterrâneo neste ano. Nos quatro primeiros meses de 2018, 22.439 migrantes chegaram à costa europeia, dois quais 4.409 desembarcaram na Espanha. Na atual época do ano, com a aproximação do verão, a quantidade de embarcações clandestinas em trânsito tende a aumentar, assim como o número de vítimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES