Centenas de carros roubados no Brasil acabam parando na Bolívia

“Isso representa o quê? Incentivo ao roubo no Brasil”, diz Neival Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros.

Os veículos foram comprados por bolivianos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Centenas de carros roubados no Brasil e levados para a Bolívia foram localizados no país vizinho e aguardam que o governo de lá cumpra a promessa de devolvê-los.

Os veículos foram comprados por bolivianos, que tentaram regularizá-los quando o presidente Evo Morales, com o apoio do congresso, aprovou um decreto de lei no ano passado, que previa anistia para veículos irregulares.

?Isso representa o quê? Incentivo ao roubo no Brasil?, diz Neival Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros.

O pior foi como o povo boliviano reagiu à lei. A população fechou a fronteira com o Brasil na altura de Corumbá, Mato Grosso do Sul, para protestar contra o valor de até US$ 3 mil, pouco mais de R$ 5 mil, cobrados pelo governo boliviano para legalizar cada carro contrabandeado.

Animados com a expectativa de colocar a documentação em dia, 123 mil pessoas se cadastraram. Para evitar a legalização, o Brasil e outros países vizinhos enviaram uma lista com dados de veículos roubados e o governo boliviano recuou.

Com isso, muitos automóveis foram retidos em pátios alugados pelo governo, nas cidades de Santa Cruz de la Sierra e La Paz. Atualmente existem 483 carros roubados no Brasil e, que agora, estão em pátios na Bolívia.

Nos últimos meses, o coronel Jorge Saraiva Castilho vive cercado de seguranças. É ele quem se esforça, junto com a Polícia Federal (PF), para devolução dos 483 carros brasileiros roubados e retidos nos pátios alugados pelo governo. ?Estamos encarregados de fazer cumprir as normas e fazer com que esses veículos sejam restituídos aos proprietários?, diz o coronel.

Burocracia

O vice-chanceler boliviano, Juan Carlos Alurral, admite que problemas burocráticos dificultam a transferência, mas acredita que a devolução dos carros pode acontecer em menos de dois meses.?Temos falado de 45 dias para que se inicie o processo de retorno?.

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, defende que uma das soluções é dar estrutura para o governo boliviano. ?Nós precisamos interromper um círculo perverso que gera suspeita, alimenta narcotráfico e cria um clima de insegurança na zona de fronteira?.

15 mil carros

Mas o número de carros brasileiros roubados circulando na Bolívia é infinitamente maior, chega a 15 mil. É o que revelou uma investigação feita pela PF.

?As autoridades de La Paz informaram que iriam tomar as providências para que isso fosse cessado. No roubo tem a violência e em muitos casos mortes. Mortes até de brasileiros para que esses veículos sejam levados para o território boliviano?, diz o diretor de investigação e combate ao crime organizado, delegado Oslaim Campos Santana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES