5 coisas que você precisa saber sobre o zika vírus

A microcefalia está se tornando uma preocupação pública

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil vem enfrentando um surto de zika vírus, uma doença muito parecida com a dengue e que também é transmitida pelo mosquido Aedes aegypti. O problema é que  o zika vírus está deixando o país em alerta não somente pela doença em si, mas pelas consequências desastrosas que ela traz, especialmente para os recém-nascidos, expostos à más formações congênitas, como a microcefalia.

No Brasil, a microcefalia está se tornando uma preocupação pública. Um surto de crianças que nasceram, nos últimos meses, com o problema, especialmente no Nordeste, deixou o país em estado de emergência.

As mulheres, inclusive, estão sendo aconselhadas a não engravidarem, já que o zika vírus está em alta e, como confirmado, aumenta as chances dos problemas de formação ainda no útero.

Saiba agora 5 coisas que você precisa saber sobre o zika vírus:

1. O que é zika vírus

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O mesmo transmissor dengue e da chikungunya.

Mas, mesmo se tratando de um problema que só ganhou a mídia recentemente, o zika vírus não é tão novo assim no Brasil, os primeiro relato envolvendo a doença foi em 1964. O primeiro surto fora dos continentes africano e asiático, foi na Oceania, em 2007.

2. Sintomas

O zika vírus e a dengue são bem parecidos. A febre do zika vírus é mais moderada, mas os outros sintomas são basicamente os mesmos, dor de cabeça, diarreia, enjoos, coceira e manchas vermelhas na pele são apenas alguns dos sintomas.

3. Tratamento

Não existe um tratamento efetivo para a cura do zika vírus. Mas, assim como no caso da dengue e da febre chikungunya, alguns medicamentos são proibidos, como a aspirina e outros compostos de ácido acetilsalicílico. Isso porque esse tipo de remédio atrapalha na coagulação e pode causar ou evitar a cura de sangramentos.

4. Zika vírus e microcefalia

Para quem não sabe, começou-se a falar muito sobre o zika vírus no Brasil depois de um surto de microcefalia em recém-nascidos no Nordeste. Depois de investigações em várias crianças com microcefalia e outras má-formações congênitas, descobriu-se que o zika vírus estava presente no sangue da maioria delas. A descoberta, aliás, é inédita e foi feita pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Atualmente, a epidemia envolve bebês que nascem com a circunferência da cabeça menor que o normal. Até o início de dezembro, a medida para identificar a microcefalia era 33 cm, agora especialistas já afirmam que são 32cm.

5. Prevenção

Os métodos de prevenção da doença são, basicamente, os que já conhecemos para a dengue. O combate principal é tentar acabar com o mosquito transmissor,assim, a transmissão do zika vírus e de outras doenças também seria reduzida.

No mais, o certo é evitar locais com muitos mosquitos, usar repelentes, evitar a água acumulada e assim por diante. Evitar visitas a pessoas contaminadas com o zika vírus também é algo importante, já que um mosquito contaminado pode picar você também.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES