Cinco postos de combustíveis são autuados em Teresina

Ação fiscalizou 26 postos de combustíveis na capital onde a aferição das bombas em 5 apresentaram irregularidades

26 postos foram fiscalizados na capital | TV MEIO NORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ação conjunta da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) permitiu que 26 postos de combustíveis de Teresina fossem fiscalizados encerrando nesta sexta-feira, dia 15 de março. O trabalho que começou a ser realizado na terça-feira, dia 12, terminou hoje e constatou que (05) cinco postos com irregularidades na aferição das bombas, o que gera prejuízos para o consumidor e muitas reclamações.

?A gente abastece e às vezes nunca sabe se realmente colocou no tanque o verdadeiro valor que estamos pagando. E se é certinho, isso dá mais credibilidade, por isso é importante ter essa fiscalização e divulgação dos postos que cumprem a regra?, desabafa a consumidora Ana Carla Dias.

?Quando vai ter uma fiscalização a gente vai para o posto sentindo-se mais segura?, pontua outra consumidora que preferiu não se identificar. Os ficais do IMEPI explicam como funciona a aferição das bombas, qual a marcação correta e quais motivos levam a essas irregularidades nos postos.

?Existem alguns casos que, se você tirar essas medidas pela manhã elas vão te dar um valor, se você retirar essas mesmas medidas à tarde irá dar outro valor porque a temperatura influencia, a questão do funcionamento da bomba influencia, ou seja, se a bomba tem um funcionamento bem menor isso também altera. E outros fatores também fazem com que, tecnicamente a bomba também se altere?, explica a fiscal do Inmetro Geusenir Nogueira que acompanhou a ação.

De acordo com a fiscal, os proprietários dos postos com irregularidades encontradas serão notificados para que realizem a manutenção adequada das bombas. ?Nós lacramos o bico da bomba que está inutilizado até que seja feita a manutenção da máquina?, informou a fiscal.

Na dúvida, os ficais orientam ainda como o consumidor deve proceder na hora de abastecer. ?Todos os postos têm a obrigação de ter o aferidor e atender o cliente que tem que pedir para que esse procedimento seja feito na sua presença. Pela regulamentação da ANP eles têm por obrigação ter esse aferidor disponível para o consumidor?, esclarece.

Se constatada a irregularidade e a não adequação do problema o posto fica passível a receber uma multa que varia de R$ 400 a R$ 6.000 e o dono do posto tem o prazo de 10 dias com o IMEPI e de 15 dias com o PROCON para apresentar a sua defesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES