50% da água produzida pela Agespisa é desperdiçada em Teresina

Se contabilizados os vazamentos residenciais, esse desperdício chega a 50%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a população de regiões periféricas de Teresina sofrem com a falta de água e abastecimento precário, em outros pontos da cidade é cada vez mais comum perceber o desperdício de água, por meio de vazamentos encontrados com facilidade pelas ruas da cidade. Dados da Agespisa mostram que esses vazamentos e canos estourados são responsáveis por um desperdício de 30% de toda a água produzida pela empresa. Se contabilizados os vazamentos residenciais, esse desperdício chega a 50%.

O superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires, explica que a principal causa desses vazamentos é o fato de as redes e ramais de distribuição de água serem bastante antigos. Para resolver esse problema, foi contratada uma empresa para a substituição de 176 km dessa rede, mas o trabalho foi interrompido antes de essa meta ser alcançada. “Nós tivemos problemas contratuais, mas ainda pretendemos fazer essa substituição, para acabar com esses vazamentos”, garantiu.

Antes dos problemas com a empresa, a Agespisa ainda conseguiu substituir 158,4 km de rede antiga de distribuição de água e está elaborando projeto para trocar mais de 250 km em outras áreas da capital. A nova tubulação instalada é de PVC, material mais resistente, que reduz a ocorrência de vazamentos. Outros municípios, como Parnaíba, Floriano, São João do Piauí e Picos, também estão sendo beneficiados com a obra.

 

Repórter: Pollyana Carvalho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES