50% de água é desperdiçada em THE

Para a substituição, estão sendo aplicadas tubulações de PVC

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A falta de uso racional de água é um problema geral, mas em Teresina esse quadro é muito mais preocupante. Isso porque 50% da água produzida pela Agespisa na capital acaba indo pelo ralo do desperdício. Parte dessa realidade deve-se ao comportamento dos consumidores, que não fazem o uso consciente da água.

A tubulação antiga também contribui para esse índice, com vazamentos constantes.

As reformas feitas nas tubulações por toda a cidade visam substituir os canos de amianto e ferro fundido, que já estão sendo utilizados há 40 anos e estão danificados. Além disso, o amianto é prejudicial à saúde por ser cancerígeno.

Para a substituição, estão sendo aplicadas tubulações de PVC. Para combater o desperdício alarmante que acontece em Teresina, o órgão conta com uma campanha de conscientização, com o slogan ?Desperdício de água: ou você para ou a vida seca?, campanha que já é desenvolvida desde 2005.

O desperdício e o alto consumo podem gerar o temor de uma crise de abastecimento, porque apesar de estar oficialmente na época de chuvas, Teresina continua sofrendo com o calor, fazendo com que a população lembre-se do período do b-r-o-bró, tradicionalmente o mais quente do ano.

Com o clima quente, não é de se estranhar que o consumo de água permaneça alto, com as pessoas tomando mais banhos e procurando refrescar-se. No entanto, a Agespisa afirmou que isso não traz riscos ao fornecimento de água na capital.

De acordo com o órgão, os teresinenses não precisam se preocupar com a possibilidade de o sistema de produção sofrer com a alta demanda, pois a Agespisa produz 256 milhões de litros por dia na capital, através de suas duas fontes: o complexo de Estações de Tratamento de Água (ETA), que faz a captação do Rio Parnaíba, e a rede de poços nos bairros.

Isso representa uma produção cerca de três vezes maior que o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o consumo per capita diário da capital ficando em 330 litros. De acordo com informações do órgão, os problemas de falta de água que a população enfrenta não são resultantes de problemas do sistema de produção e distribuição, mas acontecem de forma isolada por conta das tubulações antigas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES