Pesquisa: 53% acham telefonia celular ruim no PI

Apesar das reclamações nada é feito para resolver o problema.

BÁSICO | Problema atinge um dos serviços mais essenciais à sociedade | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os serviços de telefonia têm avançado bastante ao longo dos anos, aumentando a área de abrangência bem como os serviços prestados. Até pouco mais de uma década, celular era artigo de luxo.

Hoje, em pleno século XXI, com tantas facilidades de acesso, o número de aparelhos celulares aumentou muito e chegou a triplicar em 10 anos.

Segundo a Anatel, de cada 100 habitantes no Piauí, 98 possuem telefone celular, o que representa quase um celular por pessoa. Com essa dimensão é preciso avaliar como esse sistema tem crescido no Estado e se a qualidade dos serviços tem crescido na mesma proporção.

Esta semana o Jornal Meio Norte inicia uma série de reportagens sobre os serviços de telefonia oferecidos no Piauí. Para começar iremos abordar um ponto crucial sobre o assunto: o nível de satisfação com o sistema de telefonia móvel.

Segundo o Departamento de Defesa do Consumidor- PROCON no Piauí, das dez empresas que mais recebem reclamações, três delas são de telefonia.

A Claro é a vice- campeã de denúncias no ranking geral das empresas, com mais de 160 reclamações entre janeiro e dezembro de 2011. A TIM e a TELEMAR também fazem parte das dez empresas mais reclamadas, com mais de 100 denúncias registradas durante o ano.

Uma pesquisa realizada no ano passado pela Fundação Cepro a pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicaçãoes do Piauí (Sinttel PI), mostrou que mais da metade da população do Piauí está insatisfeita com o serviço de telefonia móvel no Estado.

Do total de entrevistados, 46,23% dos usuários classificaram o serviço como razoável enquanto que 37,65% opinaram como muito ruim, 12,12% acham de baixa qualidade e 3,47% extremamente ruim.

A reportagem do Jornal Meio Norte realizou ontem (09) uma enquete para avaliar o grau de satisfação dos teresinenses com relação aos serviços e constatou que 85% das pessoas entrevistadas mostraram ter algum tipo de insatisfação, seja pela qualidade da ligação ou pelo serviço de sinal oferecido.

O levantamento, realizado informalmente em um shopping da cidade, embora não tenha caráter científico, expressou o sentimento de pessoas que são afetadas pelo mau serviço.

Antônio Abreu já teve experiência com três operadoras tanto no sistema prépago quanto no pós-pago e garante que os dois sistemas são bastante falhos. Ele foi enfático ao dizer que está insatisfeito com os serviço.

?São vários os problemas na telefonia daqui. Já tive CLARO, TIM e OI e falha a ligação em todas elas. Às vezes, estou no meio da ligação e cai. É ruim em todas as operadores, do mesmo jeito?, argumenta.

Queda no sinal é principal reclamação

Estar no meio de uma ligação e não conseguir compreender o que a outra pessoa está falando por conta de falha no sinal é uma das principais reclamações dos serviços de telefonia móvel no Piauí. Não completar a ligação também é uma das principais reclamações, segundo o estudo da Fundação CEPRO.

Todas as operadoras apresentam mais de 50% das reclamações por conta do tempo gasto para conseguir efetuar a ligação. Mas a OI concentra o maior número de reclamações: 62,16% disseram não conseguir completar imediatamente.

A VIVO já registrou 60,31%; CLARO, 59,32%; e a TIM, 50,01%. Teresinha Queiroz possui apenas um celular da operadora TIM e, de acordo com ela, o serviço em todos os sentidos é péssimo.

?O tempo que fica fora de área, o contato, o sinal que muitas vezes é inaudível?, enumera Teresinha, que foi enfática ao fazer a sua avaliação: ?Dou zero para a telefonia móvel daqui?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES