58,6% dos prefeitos do Piauí são de cor ou raça preta ou parda, revela IBGE

Por outro lado, a população piauiense de cor ou raça branca elegeu cerca de 39,6% dos prefeitos.

Câmara Municipal de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta sexta-feira (11), dados de sua mais nova pesquisa "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil".  Quanto à representatividade no meio político, o estudo mostrou que 58,6% dos prefeitos eleitos em 2020, eram de cor ou raça preta ou parda, percentual inferior à sua representatividade na população, que chega a 79,9%. 

Por outro lado, a população piauiense de cor ou raça branca, apesar de representar apenas 19,9% do total da população, elegeu cerca de 39,6% dos prefeitos, praticamente o dobro da representação populacional. 

Câmara Municipal de Teresina | FOTO: Reprodução

A população preta representa especificamente 8,4% da população e elegeu 3,2% dos cargos. Por sua vez, a população de cor ou raça parda, que representa cerca de 71,5% da população, sagrou-se eleita em 55,4% dos cargos.

Representatividade na Câmara Municipal

A situação já tende ao equilíbrio quando o cargo é o de vereador, pois a população de cor ou raça preta e parda elegeu cerca de 70,7% dos vereadores no Piauí, sendo a sua representatividade na população de cerca de 79,9%. Por sua vez, a população branca, que representa cerca de 19,9% da população do estado, elegeu 27,1% dos vereadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES