63% dos brasileiros acham que data do Golpe Militar de 1964 deve ser esquecida

O início da ditadura militar no país completa 60 anos neste domingo (31)

63% dos brasileiros acham que data do golpe de 1964 deve ser esquecida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado, 30, revela que 63% dos entrevistados consideram que a data do golpe de 1964 deveria ser esquecida. Em contrapartida, 28% afirmaram que o dia 31 de março deveria ser celebrado, enquanto 9% não souberam responder. O início da ditadura militar no país completa 60 anos neste domingo (31).

🇧🇷 Brasil e Ditadura: Apesar das opiniões divergentes, o presidente Lula optou por evitar qualquer evento oficial do governo em relação ao aniversário das seis décadas do golpe, em uma tentativa de evitar conflitos com as Forças Armadas e setores da esquerda. Esta decisão contrariou expectativas e gerou surpresa, como expressado pela professora Eneá de Stutz e Almeida, primeira mulher a presidir a Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que declarou ter sido um choque.

🔎 A pesquisa: O levantamento do Datafolha foi conduzido presencialmente, entrevistando 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios brasileiros, nos dias 19 e 20 de março. Os resultados indicam mudanças de opinião em comparação com pesquisas anteriores, realizadas em abril de 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. Na ocasião, 36% dos entrevistados acreditavam que a data deveria ser celebrada, enquanto 57% defendiam que o golpe deveria ser ignorado, e 7% não tinham opinião formada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES