7,6 mil casos de violência sexual contra crianças foram denunciados

Já quanto a casos denunciados de violência sexual chegou a 7,6 mil denúncias ao longo do ano, o que representa um índice aproximado de 21 denúncias por dia.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (16) DO JORNAL MEIO NORTE

Por: Márcia Gabriele

A cada segundo alguma criança pode está sendo vítima de abusos sexuais no Brasil. A pesquisa do Disque 100, serviço de denúncia a violações dos direitos humanos, apontam que de janeiro a abril de 2014, foram registradas 34 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, que aumentou em 71% em relação ao ano passado. Já quanto a casos denunciados de violência sexual chegou a 7,6 mil denúncias ao longo do ano, o que representa um índice aproximado de 21 denúncias por dia.

E para combater esse problema social, que o Projeto ViraVida, uma proposta do Sesi em parceria com o 'Sistema S', vem realizando atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, marcados pela violência sexual. E na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório da Unidade Operacional Integrada Jai Meneghelli, localizada na Avenida Henry Wall de Carvalho s/n, no Bairro Parque Piauí, realizou o evento “Café com Defesa”, para formalizar parceria, já existente, com a Defensora Pública do Piauí.

De acordo com Mardônio Neiva, superintendente do Sesi, o evento teve a finalidade de formalizar, através do termo de colaboração, a parceria já existente entre o Projeto ViraVida com a Defensoria Pública.

“O Projeto ViraVida veio para transformar a vida de jovens e adolescentes que são vítimas de exploração sexual e estão a margens das garantias e dos direitos, ou seja, em situação de vulnerabilidade social. E prevê intervenções do ponto de vista do Ensino Básico e de Educação profissionalizante. Além disso, também intervenções psicossociais, trabalhando a família, a fim de propiciar uma vida mais digna desses adolescentes que fazem parte do projeto. A Defensoria Pública já vem sendo parceira nossa em outras ações. E agora estamos formalizando essa parceria, para melhor assegurar direitos e garantir uma vida digna”, esclarece Mardônio Neiva.

Para Elisane Melo, coordenadora operacional do Projeto ViraVida, a parceria vai contribuir para fortalecer a proposta já desenvolvida e afirma ainda que os dados estatísticos não representam a real situação da violência sexual contra crianças, já que são apenas casos denunciados.

“O objetivo do 'Café com Defesa' é de nós fortalecermos a articulação entre o Programa Vira Vida e a Defensoria Pública do Estado do Piauí e também a Associação Nacional dos Defensores, como uma forma de fortalecer a atenção e a defesa, um dos direitos que tem sido violados de adolescentes e jovens. Já que a violência sexual ainda é percebida e tratada como situações isoladas e de cunho reservados. E isso tem que ser combatido, já que os números de denúncias só crescem e só aparecem quando chega a ser denunciado, por isso não representa a real situação”, garante Elisane Melo.

De acordo com Ildete Evangelista, defensora pública geral do Piauí,a formalização da parceria é válida, pelo fato de promover uma maior aproximação do público-alvo do Projeto ViraVida, a fim de facilitar o atendimento, de maneira mais eficaz, ao público jovem.

“A oportunidade de estarmos nos aproximando do público-alvo do Projeto Vira Vida, que são adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade social e que tem essa marca de violência social. Vamos poder cumprir nossa missão institucional de uma forma mais eficaz em atendimento específico a esse público-alvo, promovendo cidadania e direitos humanos a esses jovens.

Já João Batista, presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos, afirma que essa parceria vai representar um ganho social, por comprometer a Defensoria Pública do estado, junto com a Associação, visando contribuir mais ainda com o trabalho social de resgate dos jovens.

“Essa parceria vai representar um ganho social tremendo. Assinamos um Termo de Cooperação no qual a Defensoria Pública e a Associação Piauiense dos Defensores Públicos se comprometem a colaborar com o Projeto Vira Vida, no que tange não só a assistência jurídica, ao acesso à Justiça, como também no que tange à educação e direito a esses jovens”, pontua João Batista.

No evento, para selar a parceria, além do café da manhã, houve também apresentações de dança e teatro do próprio projeto, apresentando aos convidados, as maiores carências dos jovens assistidos pelo Programa ViraVida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES