702 crianças e adolescentes são resgatadas do trabalho infantil no Brasil

Número corresponde aos resgates feitos entre os meses de janeiro e abril deste ano.

Trabalho infantil | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou, no Brasil, total de 702 crianças e adolescentes do trabalho infantil entre os meses de janeiro e abril deste ano, segundo dados apresentados nesta segunda-feira, 12, por ocasião do Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.  Em levantamento da Auditoria Fiscal do Trabalho do MTE foi constatado que 14% era de crianças de até 13 anos de idade, o que corresponde a 100 crianças. 189 (27%) tinham 14 e 15 anos e 413 (59%) eram adolescentes de 16 e 17 anos. 

No levantamento, na análise por gênero, 140 (20%) eram meninas e 562 (80%), meninos.  O ministério ainda informa que nos primeiros 4 meses do ano, os estados do Espírito Santo, com 38 adolescentes entre 15 e 17 anos; Roraima, com 23 adolescentes de 13 a 17 anos; Alagoas, 19 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e Ceará, 14 jovens de 15 a 17 anos, foram os estados que registram o maior número de registros de crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil. Com relação ao tipo de trabalho estão os setores de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, serviços de alojamento e alimentação.

Vinícius Carvalho Pinheiro, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, afirma que a pandemia de covid-19 agravou o problema do trabalho infantil no Brasil e no mundo e justificou que a pandemia anulou os esforços realizados, gerou também crise econômica sem precedentes, aliado ao fechamento de escolas.

Roberto Padilha Guimarães, auditor fiscal do trabalho da Coordenação Nacional de Fiscalização para a Erradicação do Trabalho Infantil do MTE, diz que a pandemia ampliou o trabalho infantil. “A nossa impressão, as nossas ações de fiscalização e os dados que temos de diagnóstico, são de que o trabalho infantil aumentou no Brasil.” 

O auditor cita os vários tipos de trabalho infantil detectados, como o trabalho infantil feito para a própria família, o trabalho informal com crianças comercializando produtos em sinais de trânsito e há situações em que as crianças e adolescentes são explorados. "Este é o nosso foco, nossa prioridade: a exploração do trabalho infantil e, ainda, o trabalho infantil nas piores formas. Já encontramos crianças trabalhando na construção civil, que é considerada situação de alto risco; vendendo bebidas alcoólicas, atividade proibida; em serralherias, que trazem riscos com as máquinas. Este é nosso foco: a retirada de crianças e adolescentes em situação de exploração e nas piores formas delas.” 

Com o objetivo de auxiliar na erradicação do trabalho infantil no Brasil até o ano de 2025, dentro da estimativa da Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Ministério do Trabalho e Emprego publicou o Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente, tomando por base as experiências de auditores fiscais do trabalho. O resultado são 63 páginas divididas em seções que vão desde a explicação de conceitos básicos sobre o que é o trabalho Infantil; consequências da prática ilegal e riscos ao desenvolvimento físico e psicossocial da criança e do adolescente que trabalham precocemente; normas internacionais e nacionais sobre o tema; modalidades de trabalho permitidas ao adolescente maior de 12 anos; além de  atividades desempenhadas pelos auditores fiscais do trabalho.

Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)no ano de  2019, o Brasil tinha cerca de R$ 1,8 milhão de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, em situação de trabalho infantil. Desse número, 706 mil estavam nas piores formas de trabalho infantil (Lista  TIP). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES