8 estados do Norte e Nordeste enfrentam a maior seca dos últimos 40 anos

Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe enfrentam uma das maiores secas

Seca castiga estados do Norte | Cadu Gomes/VPR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os  estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe estão enfrentando a pior seca já registrada desde o ano de 1980. O motivo é a escassez das chuvas e a situação pode piorar, pois o período da estiagem que deveria encerrar no mês de novembro deve se prolongar até janeiro. Em razão disso, a seca pode se alastrar para outras áreas do Brasil.

Os dados são do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao governo federal. Essa avaliação leva em consideração os registros de volume de chuva (em milímetros) de toda a série histórica iniciada em 1980. 

No Amazonas, no Acre e na Rondônia, ao todo, cerca de 500 mil pessoas foram afetadas pela seca extrema, com falta de abastecimento. No Amazonas, o governo estadual decretou situação de emergência em quase 60 municípios. A drástica falta de chuvas só agrava a situação dos rios na região, que sofrem com uma seca persistente, trazendo consequências sérias para a população local, como escassez de alimentos e água, além de prejuízos para a navegação. Este cenário tem ligação com um El Niño atípico e o aquecimento global.

O reflexo dessa estiagem recorde é evidente nos rios, que estão com volumes abaixo da média histórica em trechos estratégicos. Rios importantes, como o Negro e o Solimões, que integram e formam rio Amazonas, estão sendo impactados. Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, evidenciam a evolução do impacto da seca nesses rios e no Arquipélago de Anavilhanas entre os dias 2 e 29 de setembro.

Nos últimos dez dias do período analisado, é possível observar uma queda acentuada nos níveis dos rios. Especialistas do Cemaden, como Márcio Moraes, integrante da sala de crise da Região Norte, expressam preocupação com a rapidez dessa diminuição na vazão dos rios, alertando para seus impactos que vão desde problemas na agricultura até o desabastecimento e a geração de energia na região.

Essa seca fora do comum está associada à combinação de dois fatores que inibem a formação de nuvens e chuvas: o El Niñoque é o aquecimento do oceano Pacífico, e a distribuição de calor do oceano Atlântico Norte. Há oito anos, quando a região também enfrentou a pior estiagem, houve a interferência do El Niño.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES