8 mil crianças precisam de vacina contra a poliomielite

A pouco mais de dois dias do fim da campanha de vacinação contra poliomielite, Teresina havia cumprido aproximadamente 87% da meta de imunizações.

Avalie a matéria:
8 mil crianças precisam de vacina contra a poliomielite | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados fornecidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostram que, a pouco mais de dois dias do fim da campanha de vacinação contra a poliomielite, Teresina havia cumprido aproximadamente 87% da meta de imunizações. A determinação do Ministério da Saúde é que seja alcançado o percentual de 95% da cobertura, o que perfaz um total de 62.750 doses. A campanha encerra-se na sexta (06).

Até o começo desta quarta (04), Teresina havia distribuído 54.444 doses. Ou seja, a campanha ainda precisa fazer pouco mais de oito mil imunizações em crianças para alcançar o índice exigido pelo MS. A gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, fez mais uma vez o pedido para que os pais se sensibilizem com a campanha.

?Se houver o esforço da população, poderemos alcançar a meta. Temos 87 postos espalhados na capital, entre unidades de saúde, hospitais e postos de saúde. A responsabilidade pelo desempenho de uma campanha como essa é de todos nós?, disse Amparo. As doses são aplicadas na faixa etária de crianças de menos de um ano a menores de cinco anos de idade.

A gerente ressaltou ainda que crianças que foram vacinadas antes da campanha podem tomar uma nova dose como reforço. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a pólio acontece em agosto. Na primeira etapa da campanha de 2011, a FMS conseguiu alcançar a meta de vacinação, fechando o percentual de 95,58% da cobertura vacinal.

a poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que se manifesta com infecções inaparentes ou assintomáticas. A transmissão é realizada pelo contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral, objetos, alimentos e água contaminados por fezes de doentes ou de portadores. Podendo também ser transmitida pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu ao Brasil, em 1994, o certificado de eliminação da doença. No entanto, o vírus ainda circula no mundo. 35 países registraram casos de poliomielite entre 2007 e 2012, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES