8ª Semana do Orgulho de ser já tem tema e programação certos

O tema que norteia os debates para este ano é “Saúde e Diversidade: múltiplos olhares”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Movimentos sociais definem programação e data para 8ª Semana do Orgulho de ser. Com uma novidade, para este ano, a data da Parada do Orgulho de Ser que acontece após a semana de debates, foi escolhida por enquete virtual com a população.

O tema que norteia os debates para este ano é "Saúde e Diversidade: múltiplos olhares". A semana acontece período de 26 de agosto a 1º de setembro, culminando com com a 11ª Parada no dia 01.

Marinalva Santana, do Matizes, conta que este ano a tentativa é de que se deixe a semana de debates mais leve, com uma linguagem menos densa, com atividades paralelas, com o intuito de aproximar de públicos cada vez mais plurais, com a preocupação de não despolitizar o processo.

O evento conta com palestras, oficinas e debates e congrega outros eventos paralelos. Este ano haverá também torneio de futebol, passeio ciclístico. Acontecem de forma paralela a 6ª Semana Universitária do Amor de Iguais e o 4º Encontro de Mulheres Piauienses Lésbicas e Bissexuais.

Durante o evento, Teresina receberá renomados estudiosos no tema das homossexualidades, como por exemplo Paulo Steckel (Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva), que virá do Rio Grande do Sul para ministrar a Palestra: Saúde espiritual da Pessoa LGBT através da Inclusão.

Temas como Falando de homossexualidade na sala de aula, A legalização da união homoafetiva: reflexões, Atenção à saúde para travestis, transexuais e gays perpassarão uma série de debates.

Participam do evento diversos setores dos movimentos sociais, universidades, poder público, pesquisadores, e demais pessoas interessadas na temática.

As atividades da Semana do Orgulho de Ser são gratuitas e abertas à participação de interessados. A 11ª Parada da Diversidade acontecerá em um sábado, 1º de setembro.

Segundo Maria José Ventura, Coordenadora Geral do Matizes, inicialmente a Parada estava prevista para acontecer na sexta, dia 31 de agosto. Todavia, após analisar o resultado de uma enquete e também de conversa com as organizações parceiras, optou-se por mudar a data.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES