80% dos bairros não possuem coleta seletiva em Teresina

Apesar desse número, a situação já foi bem pior, em 2014, apenas 0,01% do lixo produzido na capital era selecionado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (23) DO JORNAL MEIO NORTE

Com o crescimento populacional, aumenta a produção de lixo doméstico, o que contribui para o aumento de resíduos sólidos despejados no meio ambiente é a melhoria na situação financeira e consumo da população. No entanto, o que se percebe é o baixo investimento da coleta seletiva e reaproveitamento do lixo no país, principalmente, em Teresina, que 80% dos bairros não possuem coleta seletiva. Apesar desse número, a situação já foi bem pior, em 2014, apenas 0,01% do lixo produzido na capital era selecionado.

Para discutir melhorias quanto a limpeza urbana da capital, que possui gasto anual de 72 milhões, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório do Crea, localizado na região central, uma audiência pública a fim de reelaborar o edital de licitação, em vista do Projeto Básico do Sistema Integrado de Limpeza Urbana de Teresina.

Segundo Marco Antônio Ayres, secretário da SEMDUH, o debate da audiência vai da conservação urbana, coleta domiciliar ao aterro sanitário, visando assim, a revisão do edital, em prol da melhoria do sistema de limpeza urbana.

“A audiência é para discutir o edital de licitação envolvendo o sistema integrado de Limpeza Urbana de Teresina. Com debates gerais, que vão desde a Capina e varrição, que é a conservação urbana, a coleta domiciliar ao aterro sanitário de Teresina. Estamos discutindo com a sociedade e órgãos competentes de controle, no caso o Ministério Público, o Tribunal de Contas, passo a passo do edital, para retirar ou acrescentar algo que seja proveitoso. Essa trata-se da terceira audiência pública que se faz desse edital, acreditamos que hoje saiamos definitivamente com algum encaminhamento para que a coisa flua, sem problemas”, destaca o secretário Marco Ayres.

Para o secretário da Semduh, a coleta seletiva será um dos pontos a serem discutidos e melhorados em Teresina. “A coleta seletiva é um dos pontos discutidos no edital. Porque, assim como as demais cidades brasileiras, estamos muito atrás de países desenvolvidos situados na Europa e também dos Estados Unidos. São 20% apenas da coleta seletiva realizada em Teresina. A gente está querendo alcançar 250 toneladas de resíduos de coleta seletiva por mês. Mas vai depender da população”, pontua Marco Ayres.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Sul), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), para evitar o acúmulo de lixo em áreas públicas, vai expandir o projeto de containers, que são pontos de recebimentos de resíduos e serão instalados cinco na região sul da capital, a partir do mês de maio e no segundo semestre do ano na zona sudeste. Sendo que já foram instalados cinco na zona leste e seis na zona norte.

De acordo com o secretário da Semduh, Marco Ayres, o projeto de implantação de containers, que possui investimento de 10 milhões, teve aceitação da população e tem contribuído com a redução de lixos despejados em locais proibidos.

Repórter: Márcia Gabriele



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES