80% dos criadouros do mosquito da dengue ficam em residências

Desde ontem, a população está sendo orientada por equipes da FMS a adotar uma mudança de hábito sobre limpeza de seus domicílios e seus arredores.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Análises realizadas pela Fundação Municipal de Saúde confirmam que 80% dos criadouros de mosquito da dengue estão localizados em residências e propriedades privadas.

De olho nos altos índices de infecção e na iminência de combater a febre Chikungunya, os bairros Santa Clara e Parque Maria Eduarda, na zona Sul de Teresina, receberam um mutirão de combate à dengue.

A ação tem por objetivo realizar a limpeza de terrenos abertos e também fazer a conscientização dos moradores em todas as residências do bairro, contando com uma equipe de aproximadamente 50 pessoas.

Desde ontem, a população está sendo orientada por equipes da FMS a adotar uma mudança de hábito sobre limpeza de seus domicílios e seus arredores.

Além de residências, muitas infecções acontecem por causa de focos de dengue localizados em domicílios próximos a estes locais. Por isto, a população receberá equipamentos como luvas, sacos de lixo e material informativo para ficar cada vez mais ciente de como evitar a doença.

“Nosso trabalho busca incentivar a população para que o povo e o poder público unam forças para combatermos a dengue. Com o aumento das chuvas e a chegada da febre chikungunya, o perigo da dengue aumentou e a responsabilidade de todos, também”, conta Maria Júlia Santos, coordenadora de Educação e Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

Os bairros da zona Sul são os primeiros a receberem os mutirões, que no próximo fim de semana deverão ocupar bairros como Satélite e Usina Santana.

Os bairros Santa Clara e Parque Maria Eduarda foram escolhidos pelo alta quantidade de terrenos baldios e espaços abertos, como campos de futebol, que acumulam lixo e servem como criadouros do mosquito da dengue.

“Muitos terrenos ainda não têm cerca e até as áreas de lazer comunitário acumulam copos descartáveis e embalagens plásticas cheias de água parada. Isto é um perigo e representa risco de dengue. A população precisa ficar atenta para evitar e combater este tipo de ameaça”, detalha a especialista.

Além do recolhimento de lixo e dicas de como evitar a criação do mosquito, o mutirão também desenvolve atividades socioeducativas com as crianças a fim de esclarecer desde cedo os mais novos a combaterem a dengue.

Foram disponibilizadas imagens para colorir, lupas, estandes mostrando o ciclo de reprodução do mosquito aedes aegypti, além de armadilhas usadas pelas equipes de saúde para capturar larvas do transmissor da doença.

“Atualmente, a prevenção e combates aos criadouros é nossa única arma de evitar a dengue”, pontua Maria Júlia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES