90% dos municípios no Rio Grande do Sul são afetados; 600 mil estão fora de casa

É um número maior, por exemplo, do que toda a população de uma capital como Florianópolis

Avalie a matéria:
Enchentes afetam 90% dos municípios gaúchos, segundo a Defesa Civil | Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

As enchentes impactaram 90% dos municípios gaúchos, conforme a Defesa Civil. Com o recuo das águas, o cenário das enchentes começa a mudar. Em Lajeado, no Vale do Taquari, alguns moradores conseguiram acessar suas casas para iniciar a limpeza. O comerciante aposentado Ricardo Ewald ainda não sabe quando poderá voltar definitivamente, pois o barro cobre todas as paredes.

DRAMA DA POPULAÇÃO

A lama e os entulhos começam a surgir nas ruas de Porto Alegre, onde a água recuou. O empresário Jair Lamm está tentando recuperar o que restou de sua padaria, que está em funcionamento há 25 anos.

Em uma casa, os moradores conseguiram salvar apenas os colchões, empilhando-os sobre cadeiras. A água atingiu pouco mais de meio metro, como indicado pela marca na parede, e tudo ficou submerso por quatro dias.

O supervisor de transporte Luciano Forte tentou recuperar o guarda-roupa, mas acabou desistindo. Móveis e eletrodomésticos não podem mais ser usados.

DADOS DA DEFESA CIVIL

Segundo a Defesa Civil, as enchentes afetam 458 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Mais de 600 mil pessoas estão desabrigadas em todo o estado, um número superior à população de uma capital como Florianópolis. A Zona Sul de Porto Alegre é uma das áreas que permanecem alagadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES