900 presos do Piauí farão teste de hepatite

A realização dos testes teve início ontem, nas penitenciárias Major César e Irmão Guido, em Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presos de seis presídios do Estado passarão por testes de hepatite nos próximos dias, o que totalizará cerca de 900 pessoas. Os testes são uma solicitação da Secretaria de Justiça à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), com o objetivo de fazer um controle da doença dentro dos presídios do Estado. Os presidiários são um dos grupos de risco da doença.

A realização dos testes teve início ontem, nas penitenciárias Major César e Irmão Guido, em Teresina. Durante todo o dia de ontem e todo o dia de hoje os exames estão sendo realizados. ?O Dia D de combate à doença no Piauí foi no sábado (28) e nós continuamos com a campanha. Nós estamos elegendo grupos de risco como as profissionais e clientes de salões de beleza, por exemplo, e os presos não poderiam ficar de fora. Na verdade eles são grupo de risco de muitas patologias, por causa do comportamento que eles tinham antes de chegar à cadeia e também pela vida que eles levam lá dentro?, pontuou a coordenadora estadual de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

Além dos dois presídios em Teresina, também receberão as equipes da Sesapi os presídios das cidades de Oeiras e São Raimundo Nonato, depois do dia 6 de agosto. Já os presos de São Raimundo Nonato e Bom Jesus realizarão os testes no final do mês de agosto. ?Estes serão testes rápidos, se o resultado for positivo para alguns deles, os presos realizarão o teste confirmatório no laboratório?, explicou Amélia.

Segundo Amélia, os dados de hepatite em Teresina não está alto, por causa disso, é preciso se certificar de que todos os casos da cidade são apenas aqueles notificados.

Em 2011, dos casos de hepatite A registrados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), prevaleceram os municípios de Teresina (44 casos), Esperantina (21 casos) e Bom Jesus (11 casos). Em relação a Hepatite B prevaleceu Teresina (13 casos) e Guaribas (3 casos) e quanto a Hepatite C, também houve um maior número de casos em Teresina (33 casos), seguido de Picos (6 casos) e Campo Maior (3 casos).

Em 2012, até a presente data, os municípios com maior registro de casos de Hepatite A foram Teresina (25 casos), Barras (9 casos), Guadalupe (7 casos) e Porto (5 casos). Com relação a Hepatite B foram registrados 12 casos em Teresina, 1 em Lagoa Alegre, 1 em Parnaíba e 1 em Paulistana. Quanto à Hepatite C foram notificados 8 casos em Teresina e em Canto do Buriti, Coivaras, Patos, e 1 em Paulistana e Picos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES