97% dos jovens têm dieta inadequada, diz pesquisa da USP

97% dos jovens têm dieta inadequada, diz pesquisa da USP

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pela Universidade de S?o Paulo (USP) mostrou que os jovens brasileiros precisam mudar seus h?bitos alimentares. O acompanhamento, com 1.584 adolescentes de ambos os sexos, constatou que 97,1% fazem uma dieta inadequada. Segundo o site oficial do governo paulista, trata-se do primeiro estudo brasileiro de base populacional que procurou mensurar a dieta de adolescentes de forma qualitativa, com elementos e fatores associados.

O trabalho, premiado no III Encontro de Pesquisa e P?s-gradua??o da Faculdade de Sa?de P?blica da USP, foi realizado para a disserta??o de mestrado "?ndice de qualidade da dieta e seus fatores associados em adolescentes do Estado de S?o Paulo", de autoria da nutricionista Samantha Caesar de Andrade. Tomou como base o ?ndice de Qualidade da Dieta (IQD), o que permitiu a avalia??o em padr?es internacionais. Trata-se de uma medida resumo de caracter?sticas da alimenta??o, na qual o consumo de alimentos ? considerado em rela??o aos seus nutrientes, em fun??o das recomenda?es de um Guia Alimentar - elaborado em 1999. Nele, os seis primeiros componentes s?o representados pelos grupos de alimentos, tr?s s?o compostos pelos nutrientes (gordura total, colesterol e s?dio) e o ?ltimo pela variedade da dieta.

O valor m?ximo que o ?ndice pode atingir ? 100 pontos. At? 50, classifica a dieta como inadequada; de 51 a 80, com necessidade de modifica??o; e, a partir de 81, como saud?vel. Na pesquisa, a m?dia de IQD alcan?ada foi de 59,7 pontos. Os valores m?dios dos componentes do ?ndice para frutas, leite e derivados, verduras e legumes foram os mais baixos. Na opini?o de Samantha, o comportamento alimentar adotado na adolesc?ncia ? de extrema import?ncia, por ser essa uma fase aprendizagem e forma??o. "Os costumes adquiridos nesse est?gio constituir?o a base da pr?tica no futuro", afirma. Segundo a nutricionista, al?m das mudan?as fisiol?gicas, nesse per?odo ocorrem tamb?m grandes altera?es no comportamento alimentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES