A ascensão de Putin da KGB da antiga URSS à presidência da Rússia

Mas antes das ações como presidente, o passado de Putin como espião é muito mais nebuloso

A ascensão de Putin da KGB do PC da URSS à presidência da Rússia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Rússia Vladimir Putin teve uma ascensão sólida rumo ao posto de líder do país, que já ocupa há mais de 20 anos. Carismático, para os moldes russos, ambicioso, firme em aparições públicas e ligado a diversos mistérios, ele retorceu a legislação do país para permanecer no poder - e não teve medo de eliminar adversários pelo caminho. As informações são da BBC e TV Globo.

Assista à primeira parte do documentário

 Mas tudo o que se conhece de Putin após sua primeira eleição, em 20 de março de 2000, não se compara ao seu passado como agente secreto da inteligência russa, a KGB. Um documentário da rede britânica BBC reuniu informações e imagens exclusivas, além de entrevistas com o próprio, para traçar o perfil de um dos homens mais poderosos do mundo.

A ascensão de Putin da KGB do PC da URSS à presidência da Rússia - Imagem/Reprodução

A produção britânica tem pelo menos duas entrevistas com Vladimir Putin e a diferença entre os dois momentos - após sua primeira eleição e depois de sua reeleição, em 2004 - é clara. Enquanto na primeira conversa com a correspondente da BBC em Moscou, Putin parecia desconfortável, na segunda ele próprio faz algumas das perguntas.

Assista à segunda parte do documentário

Os fins misteriosos de opositores do governo são destaque no documentário, por exemplo o do bilionário Boris Berezovski, dono de uma rede de TV que criticou Putin em seu primeiro mandato, e Anna Politkovskaya, jornalista que denunciou acusações de estupro, tortura e tiros em civis pelo exército russo.

A ascensão de Putin da KGB do PC da URSS à presidência da Rússia - Imagem: Reprodução

Mas antes das ações como presidente, o passado de Putin como espião é muito mais nebuloso. Ele passou parte de suas missões na Alemanha Oriental, até a queda do Muro de Berlim em 1989. Ele se muda para São Petersburgo e passou a trabalhar como assessor do prefeito da cidade.

"Contam muitas lendas sobre São Petersburgo nessa época, mas tinha muita violência mesmo. É verdade, eu dormia com meu revólver, pra você ter uma ideia daqueles tempos."

— Vladimir Putin, 

A situação da cidade, antiga Leningrado, o levou à Moscou, onde ele usou suas habilidades para entrar de fato na política nacional. Enquanto o presidente Boris Yeltsin, de um governo repleto de heranças soviéticas, tinha índices de aprovação cada vez mais baixos, Putin escalava nos cargos oficiais: pouco tempo depois de ingressar no Kremlin, foi nomeado diretor do serviço secreto de segurança russo. Em 1999, é promovido a primeiro-ministro.

Pelos serviços prestados, Boris entende que Putin seria seu sucessor natural e apoia a figura ainda desconhecida para o cargo de presidente. Com manobras de marketing e discursos fortes, Putin convence a população de que é homem certo para o cargo. Desde então, nunca saiu do poder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES