“A cajuína é importante para a nossa economia', diz governador

Wellington Dias prestigiou a abertura do IV Festival da Cajuína,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou da abertura oficial da 4ª edição do Festival da Cajuína, na noite dessa quinta-feira (18), no Shopping Riverside, em Teresina. O evento, que segue até o sábado (20), contará com cursos, oficinas, palestras e exposição de produtos feitos à base de caju, com forte destaque para a cajuína, que é considerada um Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento, realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), tem o apoio do Governo de Estado, Sebrae, Condevasf e outros parceiros. A expectativa é que o festival receba cerca 20 mil visitantes. Na oportunidade, o governador Wellington Dias visitou alguns estandes, conversou com os produtores e ressaltou a representatividade do caju e da cajuína para o estado do Piauí.

“A cajuína é importante para a nossa economia, nós temos a produção do caju que hoje é trabalhada com a venda da castanha, da polpa, por meio de doces, mas a cajuína não é só um produto com valor agregado fundamental, ela é feita desde a forma artesanal com a agricultura familiar e também com empreendimento maiores que se destacam dentro do Brasil. O festival ,com todo o trabalho que foi feito, principalmente com a realização de cursos, contribui para ampliar a geração de empregos nessa área, além da parte cultural”, declarou o chefe do executivo estadual.

Lenildo Lima, presidente da Cajuespi, disse que é importante  reconhecer os produtores locais e que o desejo é tornar o festival maior.  “A cajuína merece uma festa dessas. A cajuína é patrimônio cultural brasileiro e nós devemos nos orgulhar disso, essa festa é para o produtor, a partir de agora, a ideia é fazer com mais produtores”, disse o presidente.

Alcide Marques, produtor de cajuína desde 2008, diz que tem boas expectativas para essa safra e quer voltar a produzir as 12 mil garrafas de cajuína, por ano. Segundo ele, com a perda de boa parte do caju, por conta da seca, houve uma diminuição na produção, mas já está esperançoso nas mudanças e já plantou as mudas doadas pelo Governo do Estado. “Não tem nada melhor do que trabalhar com o que se gosta, com um negócio onde nós mesmos somos os patrões. Atualmente, trabalham comigo minha esposa e mais uma pessoa”, disse o produtor.

O secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma, destacou que a criação de uma Câmara Setorial da Cajucultura do Estado do Piauí tem como prioridade fortalecer toda a cadeia do caju, que é uma parte forte da economia.  “O Governo do Estado tem um plano de prioridades na área que vai desde a distribuição de mudas ao fortalecimento da agroindústria, estruturando os grupos de produção e facilitando a comercialização, a exemplo do Programa Compra Direta e do apoio dado a alguns projetos, por meio do Projeto Viva o Semiárido e o apoio a eventos como esse que dão visibilidade à cadeia produtiva do caju”, destaca Limma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES