A menos de um mês do fim do prazo, só 30% dos piauienses declararam IR

De acordo com a Receita Federal no Piauí, das 72.000 declarações transmitidas no estado até a segunda-feira (1º), 3.000 caíram na malha fina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 encerra no dia 30 de abril, portanto, falta menos de um mês para encerrar o prazo.  E até agora, só 30% dos piauienses transmitiram as declarações à Receita Federal. Segundo o órgão no Piauí, 72.000 declarações foram enviadas até esta segunda-feira (1º de abril), mas são esperadas 240 mil. 

A declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. Se realizada depois do prazo, acarretará em multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o Imposto sobre a Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Divulgação

Três mil piauienses na malha fina

A análise das declarações ficou mais rápida este ano e quem já enviou a declaração de Imposto de Renda pode conferir no dia seguinte ao envio se está na malha fiscal. De acordo com a Receita Federal no Piauí, das 72.000 declarações transmitidas no estado até a segunda-feira (1º), 3.000 caíram na malha fina.

Entre os principais motivos que fazem com que o contribuinte caia em malha fiscal, estão:

Despesas com Saúde: Os valores declarados devem estar suportados por documentos (recibos, notas fiscais, cópias de cheques nominativos, transferências bancárias e boletos) que comprovem os pagamentos, pois serão confrontados com os valores declarados pelos profissionais, laboratórios e planos de saúde.

Omissão de rendimentos: é verificado se todas as empresas que declararam pagamentos estão constando na declaração. As empresas informam à Receita Federal todos os pagamentos feitos por trabalho assalariado e os demais pagamentos efetuados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES